O ano de 2023 vai ser marcado pela mudança de identidade dos rótulos dos vinhos da Herdade das Servas, no Alentejo, e da Casa da Tapada, nos Vinhos Verdes.

Com dois projetos vitivinícolas em regiões distintas, Luís Serrano Mira sente agora necessidade de ter uma marca umbrella – que corresponde ao apelido de família – mais evidente. Do Alentejo, os primeiros vinhos a chegar ao mercado com esta nova dinâmica e imagem são o trio Monte das Servas branco, rosé e tinto.

A ligação da família Serrano Mira ao mundo vitivinícola remonta ao ano de 1667, data atestada por duas talhas que foram passando de geração em geração e que foram, inclusivamente, motivo para um exaustivo levantamento histórico, retratado e documentado no livro “A história da vinha e do vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1667”. Estes dois recipientes de vinificação têm desenhadas estrelas de oito pontas, agora usadas no logótipo Serrano Mira, e que simbolizam boaventura, regeneração, abundância e proteção das colheitas, mas também de verdade e esperança. A este símbolo e ao nome Serrano Mira junta-se a frase Family Wine Growing Legacy since 1667, numa identidade gráfica criada pela designer Alice Quina.

A tempo de desfrutar no verão, estão já no mercado o Monte das Servas branco e rosé de 2022 e o tinto de 2021. Com um preço de venda ao público recomendado de €6,70, na garrafa de 750 mL, são vinhos que primam pela honestidade e um perfil mais jovem e fresco, ideal para o consumo no dia-a-dia.

Produzido a partir de um blend de quatro castas – Roupeiro, Arinto, Antão Vaz e Sémillon –, o Monte das Servas branco 2022 é um vinho de cor citrina, aromas de pêssego, maçã, ameixa e limão. Equilibrado, complexo e volumoso, tem um final de boca persistente. Em meias garrafas (375 mL) e garrafas standard (750 mL), é para beber fresco, a solo ou com saladas, mariscos, peixes grelhados, sushi e carnes brancas. O Monte das Servas rosé 2022 junta a nossa Touriga Nacional à viajada Syrah, num dueto que dá origem a um vinho de cor rosa, aromas a fruta, como cereja, morango e framboesa, aliados a notas florais. Estruturado, fresco e frutado, tem um final persistente, que pede saladas, sushi, mas também massas, pizzas, carnes brancas. No Monte das Servas tinto 2021 voltamos a um quarteto, com Aragonez, Alicante Bouschet, Trincadeira e Syrah a darem vida a um vinho de cor vermelho-violeta, aromas de ameixa, cereja, amora e ligeiras notas vegetais. Elegante, equilibrado, complexo e de final persistente, combina com carnes vermelhas, caça, queijos e enchidos. Está disponível também em garrafas de 375 mL, 1,5 e 5 litros.