João Rodrigues, responsável pelos projetos Matéria e Residência, é o chef convidado do sexto evento desta iniciativa anual, no dia 24 de junho, que destacará a Banana da Madeira, um dos ex-líbris da região.

Na edição de junho do projeto “12 chefs 12 meses” do restaurante Kampo, na Madeira, o chef Júlio Pereira convida João Rodrigues, dos projetos Matéria e Residência, e um dos mais reconhecidos chefs nacionais, para um evento que celebra a banana da Madeira, um incontornável e icónico produto da região.

Esta iniciativa, que pretende valorizar o património gastronómico, turístico, cultural e socioeconómico do arquipélago da Madeira, reúne, assim, dois nomes do setor reconhecidos pelo seu trabalho e dedicação na promoção e valorização do produto nacional, assim como o estreitar da relação entre os chefs/restaurantes e os produtores locais. Ambos com iniciativas com base na sazonalidade, que se dividem pelos vários meses do ano, complementam-se na promoção dos produtores e diversidade dos produtos regionais, muitos deles endógenos, e na divulgação das regiões, culturas e tradições, incluindo produtos e produtores pouco conhecidos e/ou esquecidos com enorme qualidade gastronómica, cultural e histórica.

No dia anterior ao evento, os chefs irão visitar a GESBA-Empresa de Gestão do Sector da Banana, detentora da marca Banana da Madeira e responsável pela administração e exploração dos meios de produção deste fruto exclusivamente originário de uma das nove regiões ultraperiféricas da Europa, a Região Autónoma da Madeira.

“É com enorme prazer e entusiamo que recebemos o chef João Rodrigues este mês, cujo trabalho e percurso admiro imenso, e com o qual partilho esta missão de valorizar produtos endógenos de excelência e produtores regionais e a enorme riqueza gastronómica, bem como o respetivo território, com base na sazonalidade e na promoção das tradições, vivências e cultura das gentes de cada local” explica Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO, acrescentando: ”Neste sexto evento vamos destacar a Banana da Madeira, um produto de enorme qualidade e multifacetado, e que tem um papel fundamental na vida dos madeirenses e na valorização da região a nível internacional”.

“É uma honra poder regressar ao Funchal para cozinhar novamente com o chef Júlio Pereira. Com esta iniciativa pretende-se salvaguardar e valorizar a identidade gastronómica da região, dos seus produtos e as suas gentes, objetivos que partilho e que movem os meus projetos. É indiscutível o papel que Banana da Madeira tem na valorização da Região Autónoma da Madeira, e na promoção da sua cultura no mundo, pelo que estou muito feliz por poder descobrir mais sobre este fruto, e poder trabalhá-lo num projeto com o qual me identifico muito”, refere o chef João Rodrigues.

O almoço decorre no sábado, dia 24 de junho, às 13:00, com um menu de 6 momentos, com um custo de 65€ por pessoa (bebidas incluídas).

Dia 23 de junho, sábado, às 13:00
Preço – 65€ por pessoa, bebidas incluídas
R. do Sabão 6, 9000-058 Funchal

Contactos/Reservas
Telf: 924 438 080
Mail: [email protected]
Site: https://kampo.pt/reservas/

Online

Home


https://www.instagram.com/kampo.restaurante/
https://www.facebook.com/kampo.restaurante