Casal Sta. Maria apresenta o vinho tinto exclusivo, Grande Reserva Pinot Noir, concebido a partir das uvas das vinhas de Colares, plantadas em 2006, por Baron Bodo von Bruemmer, fundador da marca Casal Sta. Maria.

Esta é uma edição muito especial, de um vinho Grande Reserva, de um dos mais prestigiados vinhos de assinatura Casal Sta. Maria, o Pinot Noir.

Preservando sempre a qualidade e rigor que é inerente a qualquer vinho da marca, este tinto trata-se de um vinho que acima de tudo homenageia o trabalho do fundador do Casal Sta. Maria e todo o seu legado. 

Intenso, encorpado e complexo, o vinho Grande Reserva Pinot Noir apresenta várias camadas de sabor, com notas de cereja e framboesa madura, especiarias secas, sabores balsâmicos e aromas a cedros e pinheiros. Aromático e vibrante, os seus sabores beneficiam de serem conservados em garrafa durante 10 anos e de estarem em barricas francesas, durante 24 meses.

O vinho envelheceu durante 6 meses em garrafa antes de ser colocado à venda. Neste processo foram produzidas 440 garrafas de 750mL e 80 garrafas de 1500mL.

A enologia é de Jorge Rosa Santos e António Figueiredo, que realçam a “cor rubi muito chamativa, reflexos e boa concentração. O aroma apresenta notas vibrantes de cereja e framboesa madura, com notas de especiarias secas, sabores terra e balsâmicos e notas de cedros e pinheiros. O palato é rico, com várias camadas de sabor, frutos vermelhos, como cerejas e framboesas, com notas a floresta no final, e um sabor a baunilha e cigarros, que combinam com todos os sabores, equilibrando o vinho. A acidez traz frescura quando saboreamos o vinho, que é potenciada pelo tempo que passa na garrafa, tornando-o mais complexo. É um vinho incorpado, sweet tannins e com um final intenso”.

A viticultura é de José Ribeiro Corrêa.

Colheita é de 2020 da Região de Lisboa, da casta Pinot Noir

Situada na zona histórica de Colares, na serra de Sintra, as vinhas Casal Sta. Maria oferecem uma bela paisagem com vista para o mar, no ponto mais ocidental da Europa continental. As vinhas foram plantadas em 2006 pelo Barão Bodo von Bruemmer, na altura com 96 anos, para produzir vinhos de grande qualidade que transmitem o terroir único desta quinta, que foi a sua paixão, respeitando o meio ambiente e dignificação da região. A envolvência e a beleza dos jardins Casal Sta Maria, tornaram-na numa das Vinhas mais visitadas da zona de Lisboa.