Montalegre inicia o ano em grande estilo com a realização de dois cartazes que movimentam milhares de pessoas, como o dia “Sexta 13” – a primeira do ano – e da 32.ª Feira do Fumeiro (19 a 22)

Dois eventos notáveis que alavancam o território e reforçam a promoção dos produtos endógenos. A presidente do município, Fátima Fernandes, acredita que vamos ter um «mês em grande» que irá reforçar a imagem do concelho em diversas áreas.

Sobre a sexta 13 afirma: «É um certame que dispensa apresentações, continuando a ser um dos maiores e mais emblemáticos espetáculos de rua do país, que continua a atrair milhares de visitantes, faça chuva, neve ou sol. O centro da vila apresenta-se a preceito, sendo que o comércio local adere massivamente, decorando os espaços comerciais e todos são figurantes nesta grande encenação. O evento tem sempre início pelas 13h13m, com a visita às muitas barracas de “comes e bebes” e artesanato colocadas na zona histórica e envolvente, sempre com muita música e animação. O espetáculo que contratamos, e que se desenrola nas imediações do Castelo de Montalegre, é sempre novidade e o ponto alto da festa. A magia e o calor humanos vividos no enquadramento do Castelo de Montalegre, como sempre, lotado de pessoas, é a razão que nos leva a procurar fazer cada vez melhor e todos quantos nos visitam merecem a nossa gratidão, por estarem e repetirem ao longo dos anos. O fogo de artifício, como sempre, será grandioso e marcará pela positiva este início de ano, que se deseja auspicioso, depois de serem esconjurados todos os males pelo Padre Fontes a todos os que participam na queimada. A noite é longa e a festa continua pelos vários palcos com atuação de grupos e DJ’s no que é um evento fantástico.»

Ainda afirmou sobre a Feira do Fumeiro que: «Como é apanágio, esperam-se milhares de pessoas e já está tudo a ser ultimado para as receber. Além da venda, no espaço do Multiusos e online, uma novidade que se tornou um sucesso absoluto, possibilitando a aquisição do excelente fumeiro e demais produtos a todas as pessoas em qualquer parte do país, o certame estende-se à “Praça dos Sabores”, local de degustação e diversão. A animação será constante ao longo de todo o fim de semana, neste cartaz gastronómico onde vai ter muito para ver, comprar e provar. Note-se que foram cinco os produtos que passaram a deter a chancela de excelência e que entram na rota da comercialização com a assinatura de produtores de Fumeiro de Montalegre. A saber: Alheira de Barroso-Montalegre IGP, Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre IGP, Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre IGP, Salpicão de Barroso-Montalegre IGP e Sangueira de Barroso-Montalegre IGP. A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, como um dos maiores cartazes turísticos e culturais do concelho de Montalegre.»