Numa ação cultural e gastronómica, as Papas Laberças vão ser realizadas dia 4 e 5 de fevereiro, no interior de um Lagar de azeite tradicional, ainda com as prensas e máquinas antigas, sendo uma iniciativa que já vai na quarta edição, da Associação desportiva e cultural de Andorinha

Tem o apoio da União das freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa, tendo os chefs Tony Salgado e Valdemar Onofre na condução gastronómica

Neste evento vão existir 5 momentos (Entrada, Sopa, Peixe, Carne, Sobremesa) harmonizados com vinhos da bairrada e restantes iguarias de produtos locais, tais como a batata, nabo, feijão, nabiça, azeite do próprio lagar e o milho branco do baixo mondego moído em moinho de água, que foi restaurado e mantido toda a essência da localidade de Ançã.

O objetivo da organização, segundo o chef Tony Salgado é manter as raízes e elevar a qualidade do produto local.

Dia 4 de fevereiro está aberto ao jantar e dia 5 ao almoço no Lagar Dentinho.

Segundo Olga Cavaleiro “Datam de 1515 as primeiras plantações no Baixo Mondego do chamado Milho Grosso ou de Maçaroca. Trazido pelos descobridores espanhóis do Novo Mundo para Espanha ganha forte reputação naquele território. Conta-se que, de Sevilha, a planta Zea Mays viaja para Portugal e é no Baixo Mondego que são feitos os primeiros ensaios da sua produção. Na verdade, foi dado o primeiro passo para uma grande mudança na paisagem e na alimentação, foi o princípio da revolução do Milho. Num avanço de Centro para o Norte feito sempre junto ao litoral, o Milho transforma a paisagem e do verde prado passa-se a um verde campo que ainda hoje domina o cenário minhoto. Denso, bem nutritivo e saboroso, o milho estimulou a sua produção pois alimentava com satisfação. Ao contrário de outros produtos que vieram do Novo Mundo, este rapidamente se expande por todo o território acima do Rio Tejo.

Ao contrário do trigo, de produção mais atribulada e menos nutritivo, o Milho veio matar a fome ao povo português e, embora nunca tenha ultrapassado a reputação do trigo, encontrou no receituário nacional acolhimento que perdura até hoje. Para além da broa, da triga-milha, do pão de mistura de trigo e milho, são as papas que vêm fazer a diferença. Ao caldo tão habitual na cozinha do camponês onde raízes como os nabos são companhia é adicionada, em chuva, a farinha de milho bem fininha logo depois de peneirada. Nascem as Papas Laberças. Da versão mais rica em que ao caldo com feijões e couves se adicionam as carnes em vinha d’alhos e a farinha, à mais pobre em que o caldo com os nabos e as couves recebe a divertida companhia das azeitonas ou de uma lasca de bacalhau molhada em azeite, todas as versões ganham espaço à mesa de quem trabalha. Pelas nossas terras, a abundância de arroz nunca nos trouxe a necessidade de usar milho partido para fazer uma espécie de arroz doce com milho partido. Mas por terras da Beira Baixa e Beira Serra foi o milho levemente triturado que deu origem às saborosas Papas de Carolo. A versão salgada destes carolos ganhou fama pelo Douro e Trás-os-Montes, nascem os Milhos. Pelo Algarve, quem não gosta de Xerém? Só que estas papas de milho junto à costa algarvia recebem o aroma marítimo dos bivalves, dos peixes. É outra riqueza tão boa de conhecer.

O milho, as papas, os carolos, os milhos, o xerém. Tantas palavras para mostrar que a gastronomia une Portugal.”

Reservas através do link: https://forms.gle/xY4yYvng3CH3wT7G8