O restaurante da Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante, tem nova carta com sabores sazonais, composta por dois menus que revisitam os melhores pratos dos últimos anos, com as propostas gastronómicas, da autoria do chef do Largo do Paço, inspiradas na cultura e raízes nacionais

O Largo do Paço, restaurante da Casa da Calçada Relais & Chateaux, em Amarante, detentor de uma estrela Michelin, acaba de apresentar uma nova carta para o outono/inverno. Inspirada no ADN português e com a assinatura do chef Tiago Bonito, reúne os pratos que mais marcaram os anos de 2021 e 2022.

“Inspirado nas raízes portuguesas, esta nova carta, com uma forte ligação ao mar, é, no fundo, um ‘best of’ dos pratos mais icónicos dos últimos dois anos, pensados pelo nosso chef Tiago Bonito”, afirma Manuel de Meireles Leite, diretor-geral da Casa da Calçada Relais & Châteaux. “Através desta nova carta, confecionada maioritariamente com produtos nacionais e sazonais, queremos partilhar memórias com os nossos clientes e mostrar o respeito que temos pelas nossas tradições. O nosso foco é sempre dar a conhecer as nossas fontes de inspiração, os nossos produtores e, claro, a paixão pelo que fazemos”, acrescenta o responsável.

Composta por dois menus de degustação – “Lés a Lés” e “Identidade” – a nova carta do restaurante amarantino está em vigor desde o início do mês de novembro. O “Lés a Lés” inspira-se nos costumes, raízes e memórias da culinária nacional. Criado pelo chef Tiago Bonito, convida a uma viagem gastronómica de norte a sul de Portugal, fazendo uma leitura das tradições, do ADN português, e da riqueza e diversidade dos produtos locais. A fonte de inspiração das propostas gastronómicas deste menu está ligada às memórias emocionais e olfativas, e às experiências vividas pelo chef do Largo do Paço. Cada momento deste menu de degustação representa ainda a ligação ao terroir e o respeito pelos ingredientes portugueses. O “Lés a Lés” apresenta verdadeiras experiências para o palato, como a Enguia do Mondego, escabeche, ovas de truta e caldo fumado ou a Pescada de anzol, amêijoa, pil-pil e salsa, e tem um valor de 140 euros por pessoa. Os clientes podem optar ainda por acompanhar a refeição com uma harmonização de vinhos “Escolha do Sommelier” (55 euros) ou com um suplemento de queijos (18 euros).

Focado na criatividade e evolução da cozinha portuguesa, o menu “Identidade” é um tributo ao receituário nacional. “Este menu homenageia a criatividade, a origem, a valorização de produtos endógenos e também a transmissão de conhecimentos e experiências. Queremos que este menu seja uma viagem de novas descobertas, técnicas, filosofia e produto”, frisa Tiago Bonito. “O objetivo diário da nossa equipa é realçar a nossa identidade, o produto e a história, através da gastronomia”, acrescenta o chef.

Ouriço do mar, caril verde, nori e wasabi, Carabineiro do Algarve, “moqueca”, maracujá e pimento piquillo, Novilho nacional, raiz aipo, foie gras e milho e Pêra do Oeste, chocolate negro, fava tonka e rabanada, são algumas das propostas gastronómicas deste menu, disponível por um valor de 170 euros. A harmonização de vinhos “Escolha do Sommelier” tem um valor de 65 euros e o suplemento de queijos de 18 euros.

Neste momento, o restaurante Largo do Paço trabalha apenas com menus de degustação, disponíveis de quinta-feira a sábado, das 19h30 às 21h00. Os interessados em embarcar numa viagem gastronómica única no restaurante amarantino podem fazer a reserva através do email [email protected] ou do contacto telefónico 255410830.