Garage Wines e Prumo associam-se à Alivetaste.com na reunião mensal, no restaurante Magma do Hilton Porto-Gaia, que recebe, na primeira segunda-feira de cada mês, um painel de avaliação composto por quatorze personalidades ligadas aos sectores dos vinhos e gastronomia que, através de propostas alicerçadas nas preferências individuais, dão o mote para uma avaliação descomprometida dos produtos vínicos portugueses

Uma cozinha diversificada disponível em cada sessão serve para as diversas conjugações de harmonizações possíveis com os três vinhos mais pontuados, tendo o painel considerado a cozinha de grande qualidade.

Adácio Ribeiro (sommelier Vila Foz Hotel & Spa), Bento Amaral (Wine Inspiring Executive at empresa Humanwinety – and Universidade Católica Portuguesa), Celeste Pereira  (Greengrape agency), Ivone Ribeiro (cellar Garage Wines CEO), José Augusto Moreira (Jornalist at Público newspaper), Lígia Santos (Chef and Casas da Li owner), Luís Machado (Architect, businessman and wine producer), Manuel Moreira (Wine Educator, Wine Expert, Sommelier, Consultant), Mário Rodrigues (Wine & food writer  and Alivetaste.com CEO), Paulo Russel-Pinto (IVDP), Renato Cunha (Chef and Ferrugem owner), Sérgio Cambas (Grupo Obba/Paparico CEO), Tim Hogg (Researcher at UTAD and at Universidade Católica), são os profissionais responsáveis por uma selecção mensal de vinhos em prova – de mesa, fortificados ou destilados. A Enóloga Sandra Tavares da Silva da Wine & Soul será a convidada especial para a próxima sessão.

A Garage Wines, Prumo e Personalizart patrocinam a iniciativa, a par do Hilton Porto-Gaia que acolhe o painel no restaurante e incentiva o debate e a descoberta de novas referências e harmonizações. A cada mês, um Top 3 é comunicado ao mercado como resultado da pontuação atribuída pelo painel, integrando brancos e tintos de mesa, vinhos do Porto, colheitas tardias, vinhos Madeira e espumantes de todas as regiões vitivinícolas nacionais.

Os três vinhos mais pontuados de cada sessão serão também objeto de proposta de harmonização e os três melhores de cada categoria ficam automaticamente apurados para a prova anual da qual resultarão os prémios “AliveTaste/Garage Wines/Hilton Porto Gaia”, com uma cerimónia prevista para o final de 2023 no magnífico auditório do Hilton Porto-Gaia.

Realizou-se o primeiro painel de avaliação cega de vinhos (pós-covid) e o 22.º já realizado (anteriormente decorriam no restaurante em Serralves), com 11 referências em prova – 4 brancos, 4 tintos e 3 espumantes, submetidos a pontuações de 1 a 20, com os seguintes resultados:

Vinho branco: Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho 2021 (Sub-Região Monção e Melgaço) teve uma pontuação média de 17,00.

Prova: de evidente vocação para a mesa com argumentos de versatilidade. Feito a partir das vinhas mais antigas demonstra uma acidez vibrante e a complexidade proveniente da madeira, fazendo dele um acompanhamento versátil para vários pratos. Combina muito bem com marisco, todos os tipos de peixe, carne branca ou pratos da cozinha asiática e mediterrânica.

Espumante: Luís Costa 2018 (Região da Bairrada – Caves São João) teve uma pontuação média de 16,67.

Prova: um espumante com capacidade para acompanhar entradas leves e peixe fumado ou peixes nobres.

Vinho tinto: Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2017 (Região do Alentejo – Casa Agrícola Alexandre Relvas) teve uma pontuação média de 17,88.

Prova: cor rubi aberta. Aroma a frutos vermelhos e flores de laranjeira com notas balsâmicas. Paladar com boa acidez, taninos suaves, final de boca frutado e persistente. A versatilidade do vinho permite que tenha ligações com pratos de sabor mais intenso e mais elaborados.

O próximo painel decorre a 5 de dezembro e nele serão avaliados mais 14 vinhos.

Texto de Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva