“Paciência de ourives” é a expressão que traduz o empenho na construção do Espumante Ravasqueira Grande Reserva 2014 que é agora, oito anos após a vindima, lançado no mercado

A criação de uma joia única requer paciência, trabalho e dedicação, assim como rigor na conceção e a patine do tempo para que torne intemporal. É isso, justamente, que encontramos no Ravasqueira Grande Reserva Alfrocheiro Brut Nature 2014, uma joia que os nossos enólogos idealizaram e que foram polindo ao longo dos vários anos de guarda. É esta experiência de enólogo que agora os consumidores podem eleger como companhia para um momento de degustação especial.

Com uvas provenientes de uma pequena parcela de 1,4 hectares de vinha da casta Alfrocheiro, colhidas à mão, na composição deste Grande Reserva entraram apenas os cachos com maturação mais atrasada, com o objetivo de obter uma base de espumante com mais acidez, baixo álcool e carácter mais neutro. O engarrafamento para segunda fermentação foi feito segundo o método clássico, com leveduras livres e manualmente, decorrendo em cave a temperatura constante de 17ºC. Foi feita battonage [processo em que se agitam as borras da garrafa] a cada garrafa uma vez de dois em dois meses até ao degorgement [momento em que essas borras são retiradas a frio, e é rolhado de forma definitiva para ficar em segundo estágio, até ser vendido].

Mais de 4 anos em estágio, em irrepreensíveis condições de guarda, permitiram a este espumante único “tornar-se bastante complexo, com uma acidez muito viva e uma bolha muito fina, a que acrescem notas de fruta cristalizada e biscoito”, notam David Baverstock e Vasco Rosa Santos, os enólogos envolvidos na produção deste espumante.

“Há vinhos especiais, mas a aposta da Ravasqueira num espumante seria sempre num vinho de qualidade superior, singular, que permitisse evidenciar o nosso trabalho enológico e capaz de proporcionar momentos de consumo excecionais. Este Ravasqueira Grande Reserva Alfrocheiro Brut Nature 2014 tem mostrado esse carácter de exclusividade e estou seguro de que irá corresponder às expetativas dos consumidores mais exigentes” nota igualmente Vasco Rosa Santos que acompanhou a produção deste vinho desde o primeiro dia.

Um espumante de eleição em que o tempo de estágio lhe dá a complexidade e sabor muito característicos, sendo ideal para abrir naqueles momentos que ficam para a memória.

O espumante tem um PVP recomendado de 48 euros e serão lançadas apenas 3 260 garrafas. Uma joia para provar e para ter na sua garrafeira.