Pêndulo é o novo vinho do Casal Sta. Maria que pretende celebrar os 60 anos da Família Bruemmer em Portugal, e também, homenagear o Barão Bodo von Bruemmer e o seu espírito vanguardista

Bodo von Bruemmer visitou pela primeira vez Colares em 1961 onde se apaixonou-se pelos seus vinhos, clima e pela forte influência atlântica. Concretizando um sonho antigo, Bodo Von Bruemmer plantou, aos 96 anos de idade, as vinhas mais Ocidentais da Europa Continental, sempre destacando o seu lema “It’s never too late”.

Atualmente o Casal Sta. Maria é uma referência incontornável em Portugal e no Mundo com os seus vinhos que transmitem a essência da região, salgados, frescos, minerais e elegantes.

O Pêndulo é proveniente das vinhas originais plantadas pelo Barão, situadas entre a Serra de Sintra e o Atlântico, sobre rocha-mãe de granito. Elaborado com castas portuguesas e internacionais, tem um perfil luxuoso, com enorme complexidade e precisão. Inspirado no homem que criou o projeto, Pêndulo é um vinho de enorme longevidade e carácter.

Em momentos de decisão importantes, Bodo von Bruemmer retirava do seu bolso, junto à lapela, uma bolsa pequena de couro velho, onde guardava um Pêndulo. Com a sua mão direita fazia-o pender ligeiramente, esperando depois o seu movimento de rotação. Com o balançar do Pêndulo, tomou as decisões mais marcantes da sua vida e não só. Com ele foram decididas datas de vindima, lotes de vinhos e locais de plantação de vinha. Este vinho pretende relembrar esta e outras histórias.

São apenas 3.000 garrafas produzidas da vindima de 2020, e que terão um preço de venda ao público recomendado de 22,50€ cada.