Empresa madeirense que nasceu há 38 anos, vendendo mesas e cadeiras para escolas e esplanadas, a Aquimadeira representa hoje cerca de 50% do mercado local e trabalha principalmente com cadeias de distribuição, restaurantes, padarias e pastelarias

Numa recente deslocação ao Funchal, tive curiosidade em conhecer um pouco melhor uma das grandes empresas fornecedoras do mercado que normalmente visito, o dos restaurantes, e saber como, em quase quarenta anos, esta empresa evoluiu de uma fase muito primária até ser capaz de suprir as necessidades do mercado atual.

Cândido Caldeira foi um dos fundadores e é atualmente o administrador da empresa, já não integrando o corpo de acionistas, por opção própria. A quota de mercado que hoje têm deve-se muito à dinâmica convicta e de grande proximidade com o cliente final.

Os serviços de assistência são, para Cândido Caldeira, uma fundamental ferramenta de trabalho que, organizada de forma eficaz, se transforma numa força de vendas. Esta sempre foi uma aposta ganha e que funciona 24 horas com assistência técnica permanente e assistência de montagem programada. Os colaboradores têm ainda um papel de consultores e formadores no sentido de acompanhar e aconselhar na evolução e mais valias dos negócios dos seus clientes.

A Aquimadeira acompanha as novidades da área da eficácia energética tendo como objetivo a proteção do meio-ambiente, assim como a evolução tecnológica, o que se traduz em um conjunto de equipamentos mais amigos do ambiente e com maiores níveis de eficácia. Atentos também às necessidades de mercado que dão origem a novos projetos ou à sua atualização, a par com as novas tendências, a empresa tem ainda um posicionamento de apoio de proximidade a eventos e iniciativas gastronómicas.

As equipas de exteriores são flexíveis e equipadas com novas tecnologias, o que se traduz numa eficácia, maleabilidade e versatilidade fundamentais para o sucesso do serviço a prestar. A motivação do trabalho por objetivos, com regalias pessoais através de condições especiais que lhes são proporcionadas, é mais uma vantagem nesta equação.

Por último, a humildade do posicionamento interno e externo, a nível de relacionamentos pessoais e profissionais, é considerada fundamental para o crescimento da empresa.

A clareza de definição de objetivos, de gestão e evolução são comprovadamente fatores capitais para o sucesso empresarial, sendo a Aquimadeira um excelente exemplo regional madeirense. São estes os objetivos que comprovadamente ajudam na consolidação e crescimento da empresa no mercado e que fazem dela um modelo a seguir.

Texto de Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva