Está disponível a nova carta de Inverno do Salpoente , o primeiro momento das comemorações dos 30 anos e onde o Chef Duarte Eira juntou as memórias de infância e a proximidade da Ria de Aveiro, transformando esta dupla inspiração na nova carta de Inverno do Restaurante Salpoente

A partir de agora ao jantar, está disponível um menu de degustação e novas entradas na carta que recria pratos de conforto ligados aos locais de vida e trabalho do Chef Duarte Eira. Trás-os-Montes e a Ria de Aveiro associados para degustar e provar nos próximos meses.

As novas opções são uma busca de Duarte Eira pelas suas raízes e pela terra pela qual se apaixonou. “Tentei conjugar ingredientes tão basilares da região de Aveiro como a ostra, a carne marinhoa ou o Bacalhau com outras ligações à minha infância e aos sabores e saberes de Trás-os-Montes, de onde sou natural” refere o Chef Executivo do Salpoente.

A nova carta apresenta pratos como a “Ostra da Ria de Aveiro”, uma Ostra panada, na continuação da utilização dos produtos da região e com duas texturas. Também da região, é apresentada a “Sanduíche de marinhoa”, utilizando a língua de vaca desfiada, cozinhada num estufado tradicional, uma peça “menos nobre” mas que conjugada com cebola roxa, coentros em maionese, proporciona sabores equilibrados e reconfortantes. As trufas aparecem em versão com ovo e sem o mesmo, conjugadas com cogumelos silvestres, e a sopa de castanha e nabiça tão conhecida no interior norte é aqui recriada num regresso feliz a Vila Pouca de Aguiar.

Há sempre um “Lombo de Peixe do Dia”, e o “Bacalhau e a Salada de Inverno” uma metamorfose entre o prato que esteve nomeado para as 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal e os sabores de Inverno, onde figuram a esmagada de grão, o ovo, a broa e o azeite. No bacalhau, surge também o “Bacalhau Carabineiro”, um prato cozinhado a baixa temperatura, com arroz de algas e carabineiro e regado com o suco da cabeça do carabineiro. Um sabor forte a mar à mesa.

Nas sobremesas joga-se o “Chocolate, framboesa e gengibre”, com o último ingrediente a dar temperatura ao prato, jogando com a acidez da framboesa e o doce do chocolate, resultando num contraste de sabores. A Região de Aveiro é homenageada na sobremesa “Ovos moles, canela e amêndoa”, um prato inspirado no conhecido morgado e nos aveirenses ovos moles.

O restaurante Salpoente situa-se em frente à ria de Aveiro no canal de São Roque, onde dois armazéns antigos de sal foram cuidadosamente recuperados e transformados num espaço de requinte, mantendo a traça original, fazendo parte do património da cidade.

Uma cozinha de autor em que o foco é o prazer do cliente com base numa experiência baseada em produtos locais, tendo colocado o Salpoente como o espaço de eleição de Aveiro e referência a nível internacional.