Cor topázio, aroma complexo, delicado e perfumado revelando uma harmonia perfeita entre o carácter da casta Alvarinho e o envelhecimento prolongado em casco de carvalho, é assim que podemos descrever a Aguardente Bagaceira Velha Soalheiro

Após mais de 20 anos a envelhecer, em alternância, entre cascos de carvalho novos e usados, esta aguardente de bagaceira – produzida a partir da destilação dos melhores bagaços da casta Alvarinho – adquire uma personalidade única. O sabor é suave e muito persistente.

As películas aromáticas das uvas da casta Alvarinho, separadas do mosto por prensagem na vindima, fermentam durante cerca de um mês em ambiente sem a presença de ar (anaerobiose). Esta fermentação transforma o açúcar residual existente em álcool, extraindo os melhores aromas das películas. A destilação lenta em alambique tradicional contribui para concentrar esses aromas, dando origem a uma aguardente muito aromática característica da casta Alvarinho.

A Aguardente Bagaceira Velha Alvarinho Soalheiro, surgiu em 1999, com o lançamento da 1.a série de 1428 garrafas numeradas. Desde a primeira colheita, que a elaboração desta aguardente está sujeita à destilação dos melhores bagaços de Alvarinho, envelhecendo ao longo dos anos em cascos de carvalho, do qual lhe extrai a cor e a estrutura que completam o aroma intenso da casta.

Da colocação manual da rolha à lacragem, os detalhes que fazem desta aguardente ainda mais especial são vários.