Um vinho com a força para acompanhar refeições fortes como carnes e enchidos cozidos ou estufados mas também a elegância para enriquecer almoços ou jantares mais leves

Ainda há poucos livros em inglês sobre vinhos portugueses, e nos anos 80 do seculo passado havia ainda menos. Foi no seu livro Wines of Portugal (Vinhos de Portugal) que Jan Read tentou explicar a diferença entre os vinhos das várias regiões do pais comparando estes estilos com os de regiões de outros países que o leitor teria mais conhecimento. Foi assim que este autor descreveu o estilo dos vinhos tintos do Dão como algo semelhante dos vinhos da afamada região de Borgonha em França. E provando o Titular Reserva agora 2015 percebe-se que esta alusão ainda tem alguma validade. Sejamos claros, este belíssimo tinto tem uma identidade muita própria, e reconhecidamente do Dão, mas com a elegância aromática, a frescura e a concentração a gente percebe onde o Sr Read quis chegar.

Cor viva, aroma frutado e com notas florais discretas e intrigantes. Uma boca suave, cheia e longa com a madeira em que o vinho estagiou presente mas discreta. Nota-se mesmo que é feito por uma equipa de enologia de luxo – Carlos Magalhães e Manuel Viera.  Um vinho com a força para acompanhar refeições fortes como carnes e enchidos cozidos ou estufados mas também a elegância para enriquecer almoços ou jantares mais leves.

Titular Tinto Reserva 2015 integra a garrafeira de inverno do Jornal Público, tendo sido um dos vinhos eleitos pelo Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com.

Tim Hogg

Professor na Universidade Católica e Investigador na UTAD, Diretor Científico do Laboratório Colaborativo da Vinha e do Vinho.

Membro permanente do Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com