Em Lisboa, no Campo Pequeno, a transmontana de gema Justa Nobre e o marido José Nobre, abriram este espaço há 11 anos, onde a cozinha portuguesa se instalou de armas e bagagens pelas mãos desta conhecida chef e com o cuidado serviço de sala do marido

Há 30 anos criaram a marca Nobre. De mãos dadas no decorrer da entrevista, este divertido e magnético casal, cuja química é bem visivel, mostram na sua essência grande consenso e respeito mútuo.

Macedo de Cavaleiros foi a terra que a viu nascer e começar a crescer, tendo ido ainda jovem viver para Lisboa, cidade que adotou sem nunca esquecer as suas origens.

Os sabores portugueses e a cozinha que desde sempre a alimentou, são a base do seu dedicado trabalho, com raízes transmontanas.

Sopa de santola; robalo à Justa; cataplana de marisco; lombo de garoupa; perninha de cabrito no forno à transmontana; arroz de pato; empada de caça (na época) e cozido à portuguesa ao domingo – já famoso e integrando o circuito de muitos clientes que fazem do Nobre o ponto de encontro gastronómico familiar – são algumas das cativantes sugestões.

“Sou muito cozinha da mãe”, afirma orgulhosa e reconhecendo que a evolução lhe trouxe conhecimento, através da confeção de produtos portugueses que raramente eram utilizados. Afirma também que cozinha desde sempre por intuição, apostando sempre que possível nos produtos regionais da época.

Gosta de experiências gastronómicas de diversas culturas, embora reconheça que algumas lhe serão pouco cativantes, nunca negando a experiência.

Tem 3 livros publicados e diversos vinhos de produtor por si assinados, além de um currículo que já faz parte da cultura gastronómica portuguesa. O Nobre de Justa Nobre e José Nobre é um espaço familiar na cidade de Lisboa a não perder, onde a tradição ainda é que era.

Av. Sacadura Cabral 53B
1000-080 Lisboa
Telef: +351 21 797 0760
Mails: [email protected] ou [email protected]

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa