O Restaurante Astória começou 2019 cheio de novidades à mesa com novos sabores e o mar bem presente, numa carta com assinatura do Chef Paulo Leite, inspirada no conceito de restaurante – “Modern Portuguese Cuisine” – e uma vasta lista de cocktails

A nova carta é inspirada na cozinha portuguesa moderna e tem a assinatura do Chef Paulo Leite, o novo profissional da cozinha do Astória, restaurante do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, depois de ter passado por espaços de renome. Do currículo do Chef faz parte o reconhecido restaurante Eleven Rio, do qual liderou a cozinha até regressar a Portugal e onde recebeu uma estrela no Guia Michelin do Rio de Janeiro e São Paulo, durante dois anos consecutivos, em 2016 e 2017. 

Terrina de foie-gras com financier de cenoura, puré de cenoura acidulado e gelatina de Vinho do Porto; o Lavagante glaceado com beterraba assada e rabo de porco confitado com alga nori e pão fumado; e o Consommé de bacalhau com línguas de bacalhau, puré de gema, tomate e salsa como entradas.

Nos pratos principais há várias opções, nomeadamente o robalo ao vapor com puré de nabo, lombarda e caldo de cozido à portuguesa; a pescada com arroz caldoso de bivalves, lavagante e salsa; a tradicional caldeirada de peixes e crustáceos; o peito de frango do campo ao vapor de champagne com coxa confitada, couve de bruxelas e morilles;  e o cachaço a baixa temperatura, glaceado, com papas de sarrabulho, grelos, laranja e molho de alecrim.

Do forno de carvão saem para a mesa sabores e texturas como o novilho com beterrabas, chanterelles, salsa e molho de carne assada; e o vazio maturado com batata caseira, azeitona e presunto pata negra. 

Para a sobremesa, há uma variada escolha de doces, com destaque para o souflê clássico de citrinos com gelado de beterraba e lima e crumble de manteiga; o bolo de abóbora caramelizado com ganache de speculoos, sementes de abóbora e queijo da serra da estrela; e o ganache de chocolate com abacate, lima, arroz tufado e côco. 

E se apenas um prato não é suficiente, existem ainda dois menus de degustação, um de quatro e outro de sete pratos, onde poderão apreciar vários sabores da nova carta e os vinhos que melhor combinam a um preço especial. 

Enquanto a equipa da cozinha elabora as opções selecionadas na carta, há todo um leque de cocktails com novos sabores para desfrutar. Combinações quentes, criadas pelo mixologista João Moreira, ideais para esta época do ano, como o Hot Brûlée – composto por Avelã, Amarguinha, limão, mel e Tennessee whisky -, o Smothie Mavem – feito a partir da tradicional aguardente portuguesa com um toque ácido de limão e maracujá, balanceado com a doçura do mel e com um toque picante de pimenta e canela -, e o Ginger Mavem – que apesar de ser servido frio, aquece-nos nas noites de inverno, devido ao uso da aguardente e do picante do gengibre. 

Está assim lançado o desafio para experimentar as novas sugestões do Astória, um dos restaurantes de referência na cidade do Porto. 

Restaurante Astória: Praça da Liberdade, 25, Porto
Horário de funcionamento – Restaurante: 12h30 às 15h00 e 19h30 às 22h30
Horário de funcionamento – Esplanada: 10h30 – 23h00
Contacto para reservas: +351 22 003 56 39 ou [email protected] 
Website: astoriarestaurante.com/