O novo centro de visitas da Poças reforça a aposta da empresa no enoturismo, permitindo melhores condições de visita e de prova, bem como a realização de eventos, num lugar de memória e modernidade, onde se conta  a história dos 100 anos de vida desta empresa familiar

O novo centro de visitas da Poças nasce da recuperação de antigos armazéns da sede da empresa, localizados no centro histórico de Vila Nova de Gaia. As obras permitiram alargar o circuito de visita e criar salas para eventos, reuniões ou palestras, cada uma com carácter e funcionalidade próprios e decoração que cruza memória e contemporaneidade.

Num misto de serviços de visita e usufruto, a nova proposta de enoturismo da Poças inclui o tour que permite conhecer a história desta empresa familiar com 100 anos, sentir o cheiro de uma cave de vinho do Porto e conhecer o modo como é produzido ou participar numa experiência gastronómica (cozinha disponível), numa prova com o enólogo ou num concerto musical.

A sempre impressionante sala das barricas integra a visita, assim como a loja que a riqueza do portefólio da empresa torna sedutora. Ao longo do percurso descobre-se ainda a oficina de tanoaria e, no final, estão disponíveis diferentes provas de vinhos. O espaço pode igualmente ser reservado para encontros particulares de lazer ou negócio.

O projeto tem a assinatura dos arquitetos Lúcia Vaz Pato (sala de provas) e António Mota (sala de barricas e sala de provas privada).

A dimensão internacional do negócio da família – cerca de 90 por cento da produção da empresa é exportada –  e o crescente número de turistas no Porto justificam o investimento de 650 mil euros neste projeto, comenta o diretor de marketing da Poças, Pedro Poças Pintão, lembrando o sucesso do primeiro espaço de enoturismo da empresa, inaugurado há dois anos, o qual recebeu 25 mi pessoas em 2017.

As caves da Poças em Vila Nova de Gaia armazenam um stock de vinho do Porto de cerca de dois milhões de litros, possuindo a empresa um total que ultrapassa os quatro milhões de litros. Nestes armazéns agora visitáveis, encontram-se ainda balseiros de 38 mil litros – o maior da Poças, de 90 mil litros, está numa das quintas da empresa no Douro – e oito centenas de pipas onde envelhecem os vinhos do Porto Tawny datados e os Portos Colheita antigos que fazem a reputação da casa.

O centro de visitas (Rua Visconde das Devesas 168, 4400-Vila Nova de Gaia) funciona todos os dias, das 10 horas às 20 horas, de maio a setembro, e das 10 horas às 17h30 de outubro a abril. A visita tem um custo de 6,50 euros/pessoa e inclui prova de dois vinhos (porto branco e tinto reserva). Adicionalmente é possível provar um conjunto alargado de vinhos do Porto e de vinhos DOC Douro. As visitas guiadas são efetuadas em cinco línguas (espanhol, francês, inglês, italiano e português).