A nova edição do Menu Costa a Costa, um dos mais emblemáticos do Alma, prossegue o seu mergulho no Oceano, levando Henrique Sá Pessoa  mais longe a sua homenagem à cozinha portuguesa, agora com menos elementos no prato, mas mais sabor e criatividade

Esta viagem pela costa nacional, a linha que separa o mar da terra, resulta num menu já disponível, que traz para a mesa a água do mar e espécies sustentáveis. Tudo numa simplicidade quase desconcertante, mas surpreendente. O conceito que deu origem a este menu está mais apurado do que nunca. A par há uma forte identidade nacional, mas com sugestões improváveis num restaurante de fine dinning. 

943 km de costa portuguesa espelhada neste novo menu Costa a Costa, composto por pratos únicos e simples, mas possantes. Uma maré que traz muitas surpresas pelo meio, numa experiência gastronómica reveladora e gratificante. Na cozinha de Henrique Sá Pessoa o sabor é o protagonista. No Alma, a experiência completa a sua filosofia gastronómica. É este o seu ADN, o conhecimento da cozinha tradicional portuguesa, aliada a um gosto refinado, a uma técnica perfeita e à excelência do produto. Daí ter escolhido os elementos a colocar no prato de acordo com a temporada e sempre com o aconselhamento de Pedro Bastos, da Nutrifresco – “É o nosso fornecedor de peixe e sabe bem o que está no seu melhor em termos de peixe e marisco”, completa Henrique Sá Pessoa.

A homenagem aos peixes e mariscos da nossa costa inicia-se pelo aroma inebriante da Sopa de Peixe e marisco com algas, um literal mergulho no mar, que não entra discreto nesta corrente. A maré sobe com o Azevia que “dá à costa” acompanhado por ervilhas, chouriço de porco alentejano e holandês de noisette. O próximo do plantel da costa é o Peixe Galo, que se junta ao choco, acompanhado de puré de funcho e cebolinho numa harmonia desconcertante. Há que reservar espaço para o arroz de Carabineiro. A sua volúpia é uma festa para os sentidos. Pelas palavras de Henrique Sá Pessoa, este inspira-se “num tradicional arroz de marisco. Quisemos que o carabineiro estivesse em todo o seu esplendor no sabor do arroz, apurado, concentrado e rico como se quer num arroz tradicional”.

O Mar e Citrinos. A icónica sobremesa do Costa a Costa também evolui para uma versão mais sofisticada, evocando as rochas, a areia, a praia… Mas o chef pasteleiro Telmo Moutinho acrescenta um novo item às sobremesas, Maracujá com iogurte: uma composição subtil e delicada, cujas notas dominantes são a frescura e a salinidade. Quem disse que a praia ficou para trás e que o Outono impõe o regresso à cidade…?

À nova carta do Alma acrescem muitas novidades. No menu de degustação do Alma, os pratos de eleição de Henrique Sá Pessoa, destaque para o Bacalhau, ovo, pão e caldo de bacalhau e coentros, um género de açorda de bacalhau: “o meu favorito e com um grande trabalho de pesquisa por trás!”, acrescenta. Novas sobremesas foram introduzidas, como o Sorbet de manjericão e as Texturas de amora e aipo. O célebre Leitão do chef surge agora numa versão completamente diferente, mais rica e com uma crocância irresistível. Nas palavras do chef, “mais inspirado nos sabores tradicionais e mais refinado”. A manteiga fumada, outro dos ex-libris do Alma, mantém-se, mas desta vez acompanha o guloso pão da Gleba, em três opções distintas, mas igualmente saborosas. Um mar de surpresas, que também podem ser apreciadas à la carte, para quem preferir tomar as rédeas da refeição e desenhar o seu próprio menu.

– Menu Costa a Costa –

Sopa de peixe e marisco com algas
Azevia, ervilhas, chouriço de porco alentejano, holandês de noisette
Peixe Galo, puré de funcho, choco e cebolinho
Arroz de Carabineiro
Pré-sobremesa
Maracujá e iogurte
Mar e citrinos, sorvete de yuzu, algas cristalizadas, curd de citrinos

O menu Costa a Costa tem o valor de 120€ e já está disponível no Alma, aberto de terça a domingo, das 12h30 às 15h30, e das 19h00 às 23h00. Os menus de degustação são servidos no período do almoço, até às 13h30, e, no período do jantar, até às 22h00.

Reservas:
Tel.: 213 470 650
[email protected]
Rua Anchieta, nº 15, Chiado, 1200-023 Lisboa
http://www.almalisboa.pt