Proveniente de “Açor” – nome de uma ave que em japonês se escreve “Õtaka” – numa feliz associação para o nome deste espaço nos Açores, em Ponta Delgada, de dois jovens profissionais: os chefs José Pereira e a mulher Anne Teixeira, que tem na doçaria a sua fonte de inspiração.

Com uma cozinha de fusão (entre a japonesa e a peruana), fruto de descendências familiares e pessoais deste casal de profissionais, encontramos uma solução gastronómica cheia de sentidos apurados e equilíbrio de texturas, sabores e aromas.

A sala e relação espacial com a cozinha, a decoração e a esplanada são espaços cativantes. A sensibilidade que demonstram no tratamento e harmonização dos diversos produtos de cada criação é evidente. O equilíbrio da carta de vinhos, com soluções de vinho a copo, é também notável, sendo a mesma exclusivamente vocacionada para a gastronomia que têm. A água engarrafada utilizada é local, sem pegada ecológica e filtrada.

Nigiri crocante e tártaro de atum patudo; tiradito de peixe branco, yuzu, soja e pimenta rocoto; sashimi de atum rabilho com jalapeños e ponzu; tataki de salmão com molho de mostarda e miso; tataki bife com pêra, trufa e molho tosazu; camarão martini com molho shiso; tempura de camarão e maionese picante com yuzu; salada de espinafres com queijo velho São Miguel, yuzu aromatizado a trufa e miso; black cod yuzu miso (bacalhau negro do alasca); e por fim, cheesecake com sorbet de maracujá dos Açores, são algumas das imperdíveis opções disponíveis. O nigiri crocante, o tataki de salmão, o black cod e o cheesecake estão entre os best of do Õtaka.

Embora não sendo de cozinha local, eis um espaço que tira grande partido dos produtos locais, tendo a sustentabilidade como pano de fundo.

Rua Hintze Ribeiro, 5 a 11
Ponta Delgada
Telef: +351 919 312 080

Com o apoio:
Chef Mónica Pereira
Hotel do Colégio

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa