O Yasuke Japanese Restaurant inaugurado no passado mês de Abril em Alcântara, tem no seu nome a inspiração de um negro africano que, de acordo com algumas lendas, se tornou samurai no Japão.  Este restaurante procura apresentar a cozinha tradicional japonesa o mais aproximada possível da que se encontra no Japão, algo ainda pouco conhecido no seio dos portugueses.

O novo projeto da capital, conta com o chefe Jailton Santos, que aos 12 anos de idade e órfão de mãe, foi adotado por uma família japonesa com a qual viveu a sua infância. Durante a adolescência cultivou várias amizades com japoneses e tendo frequentado os seus restaurantes, aprendeu com eles as bases e os segredos desta cozinha tão singular. Trabalhou em vários restaurantes japoneses, até que abre no Brasil, o seu primeiro restaurante, o Bonsai. Em 1997 é escolhido pelo embaixador do Japão, no Brasil, como sushiman do banquete organizado pela Embaixada do Japão, neste país.

 Em 2006 muda-se para Portugal e inicia o seu trabalho no Rock’n Sushi.  Aqui conhece Gisela Pina e em 2007 abrem um projeto de sua autoria, o Tsuki, no Príncipe Real. Em 2012, em pleno período da crise, encerram o espaço e Jailton Santos viaja pelo mundo com o intuito de crescer dentro da área. Itália e França foram destinos escolhidos e regressa a Portugal como sushiman do Coral Sushi, em Cascais. Após passagem pelos Oitavos e pelo Royal Óbidos, em 2017 regressa a Lisboa para iniciar novo projeto próprio.

Em conjunto com Gil Nunes, profissional há vários anos dedicado à restauração e proprietário de 5 estabelecimentos em Lisboa, eis que surge o projeto com que há muito sonhavam, o qual procura cativar um público criterioso e com o desejo de ter à sua disposição uma cozinha japonesa de excelência.

O restaurante funciona na Rua Fradesso da Silveira, bloco C, Loja 5, em Alcântara, todos os dias à exceção de domingo, entre as 12:30 e as 15:00 e as 19:30 e as 23:00 durante a semana e 23:30 aos fins-de-semana. O preço médio de refeição situa-se nos 15€ por pessoa ao almoço e 25€ ao jantar.

Associados do World Sushi Skills Institute, recebem no próximo dia 25 de Maio, um convidado muito especial, o chefe Hirotoshi Ogawa para a realização de um jantar kaiseki a quatro mãos com o chefe Jailton Santos. Hirotoshi Ogawa já comandou a cozinha de vários restaurantes e é hoje Diretor da All Japan Sushi Association, instituição que certifica sushimen’s em todo o mundo, sendo igualmente um dos organizadores do World Sushi Cup realizado no Japão.

Reservas e informações através do número 964218576 ou através do email [email protected].

Site: http://yasuke.pt
Facebook: https://www.facebook.com/yasukelisboa/
Instagram: https://www.instagram.com/yasukelisboa/