O novo restaurante com a assinatura do reconhecido chef Vítor Sobral, abre na Rua do Conde Redondo com a promessa de trazer até Lisboa a história e o sabor do tradicional prego da Praia das Maçãs
Localizado na Rua do Conde Redondo 64 A, em Lisboa, o restaurante Sai Prego abre as suas portas para todos os apreciadores de um dos petiscos “mais portugueses de Portugal”: o prego. Com um menu variado, que conta com a consultoria do chef Vítor Sobral, uma das maiores referências da gastronomia nacional, e a paixão da proprietária Alexandra Lopes, o novo espaço – aberto de segunda a quinta-feira, das 12h00 às 15h30 e das 18h30 às 23h00, e de sexta-feira a sábado, das 12h00 às 24h00 – promete reinventar iguarias da nossa história e oferecer opções modernas, reconfortantes e cheias de sabor a todos os seus visitantes.
Na ementa existem cerca de 20 sugestões, entre entradas, pratos e sobremesas, das quais naturalmente se destacam os pregos, nomeadamente o Original, feito com suculentas fatias de vitela em slow cook, bacon, tomate grelhado e marinada de cebola roxa, o Tradicional, com uma carne maturada de “comer e chorar por mais”, o do Mar, com um lombo de atum fresco, coberto com molho da casa e o da Horta, preparado com legumes, queijo da ilha e coentros, pensado para os vegetarianos. Para além da comida, oferece ainda uma extensa carta de cervejas artesanais, vinhos, sumos naturais, chás, infusões e um café especial, do lote “Vítor Sobral”.
Alguns pregos podem ser servidos no prato e o valor médio de uma refeição para duas pessoas é de 20€ ao almoço e de 26€ ao jantar.
Para oferecer uma experiência diferenciadora e apresentar uma alternativa de refeição aos seus clientes habituais, o Sai Prego organiza, todas as sextas-feiras, uma “Happy Hour” com música ao vivo e disponibiliza, durante a semana, um menu de almoço composto por sopa e um prego diferente, que não consta na ementa.
O restaurante possui uma cozinha em formato de show cooking e uma sala de refeições com capacidade para acolher 50 pessoas em lugares sentados.
“O Sai Prego é um espaço jovem, descontraído, acolhedor e com uma componente artística, que pretende homenagear a nossa tradição, reinterpretando o prego original do Sr. Manuel Dias Prego” afirma Alexandra Lopes, proprietária do Sai Prego. “A ementa traduz-se numa verdadeira fusão entre a história e os tempos modernos, na qual os sabores se misturam com os padrões de qualidade a que o chef Vitor Sobral nos acostumou”.
“Identificámos uma lacuna relativamente a um dos maiores ícones da nossa cultura gastronómica. Faltava um espaço em Lisboa que aliasse a experiência do passado à vivência do presente e oferecesse uma extraordinária experiência pelas memórias gustativas do séc. XIX. É um prazer fazer parte deste projeto e poder, através dele, contribuir para a reintrodução no dia-a-dia de um produto delicioso, tipicamente português” acrescenta o chef Vítor Sobral.
A origem do prego remonta ao séc. XIX, na taberna do Sr. Manuel Dias Prego, na Praia das Maçãs, em Sintra. O proprietário do “Sr. Prego” iniciou o seu negócio de “comes e bebes” num espaço rudimentar, no qual servia fatias de carne de vitela, fritas ou assadas, acondicionadas num saboroso pão, proveniente de fornos das redondezas. Foi a paisagem deste estabelecimento que serviu de cenário ao quadro “Praia das Maçãs”, de José Malhoa, cuja reinterpretação, feita 100 anos depois pelo artista Regg Salgado, pode ser admirada nas paredes do Sai Prego.
Venha conhecer o Sai Prego, viaje pelas memórias gustativas de outros tempos e não se esqueça, “mais vale um prego na mão, do que dois a voar”.
Redes Sociais