Pedro Cardoso, o chefe do restaurante Cozinha da Clara,  da Quinta de la Rosa, lançou o desafio a colegas de profissão a trabalhar em restaurantes da região (alguns dos quais inseridos, tal como o Cozinha da Clara, em quintas produtoras de vinho), para com ele cozinharem a quatro mãos.

Chefe Pedro Cardoso

A iniciativa, intitulada “Dois Chefes na Cozinha da Clara”, acontece de Maio a Setembro. O mote é levar dois homens para a cozinha de uma mulher e cada um dar azo à imaginação. Resultado? Ninguém sabe, mas o certo é que os chefes convidados vão ter de elaborar um menu de degustação em conjunto com Pedro Cardoso, para conquistar epicuristas e gourmets apreciadores de sabores antigos feitos a partir de produtos desta região. Os jantares incluem seis pratos (duas entradas, prato de peixe e prato de carne e duas sobremesas), tendo cada chefe a seu cargo três deles.

O primeiro jantar aconteceu dia 10 de Maio. Em comum, os vários jantares, têm o facto de serem à quinta-feira, não todos às 19h30. André Carvalho, chefe do Conceitus, restaurante integrado na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, foi o convidado de estreia. Com ele levou os vinhos da “sua Quinta”. Segue-se, ainda em Maio, no dia 24, Joel Paiva, do DOC, o afamado restaurante do chefe Rui Paula no Douro.

A 28 de Junho, o Cozinha da Clara recebe Milton Ferreira, da Quinta do Portal. Luís Borlido, do Six Senses Douro Valley, faz dupla com Pedro Cardoso a 12 de Julho. O mês de Agosto é dedicado a dois chefes que em comum têm o facto de trabalharem em restaurantes localizados em estações de comboio: Daniel Gomes, do Caisdavilla (Vila Real), no dia 16; e Tiago Moutinho, do Castas e Pratos (Peso da Régua), no dia 30. Em Setembro, no dia 13, é a vez de José Pinto, do Bagos Steakhouse, viajar até à Cozinha da Clara. Sem data marcada, mas já confirmados estão os chefes Carlos Pires, da Quinta da Pacheca, e João Santos, do The Vintage House.

De acordo com o programa, os jantares com “Dois Chefes na Cozinha da Clara” começam às 19h30 e valor é de €65,00 por pessoa (com vinhos incluídos). Para quem não conhece, é uma óptima oportunidade para desfrutar de uma localização de sonho e de uma sala intimista, acrescida de um amplo terraço que se abre para o emblemático rio Douro.

É de salientar que com “Dois Chefes na Cozinha da Clara”, Sophia Bergqvist, a co-proprietária e gestora da Quinta de la Rosa, está a gerar sinergias que darão a oportunidade dos clientes do seu restaurante experimentarem outras referências vínicas, e ao mesmo tempo, para as demais quintas durienses divulgarem os seus produtos.