A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promoveu, a 20 de Abril, a Gala anual do Concurso “Os Melhores Verdes” no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, destacando as melhores colheitas nas categorias Ouro e Prata e elegendo os “Best of Vinho Verde 2018” – os cinco vinhos que serão embaixadores nos mercados de exportação.

O Best of 2018 resulta da votação de um júri composto por convidados de nove países que avalia os melhores entre os melhores: James Tidwell (EUA), Steven Robinson (Canadá), Dirceu Vianna Jr. (Brasil), Takenori Beppu (Japão), Vladislav Markin (Rússia), Andrew Catchpole (Reino Unido), Peer F. Holm (Alemanha), Andreas Larsson (Suécia) e Manuel Moreira (Portugal) destacam, na edição deste ano, as castas Alvarinho, Azal, Avesso e Loureiro nas cinco referências de promoção externa.

Best of Vinho Verde 2018:

Quinta de Linhares Azal 2017
Quinta da Raza Colheita Seleccionada Avesso 2017
Quinta do Regueiro Primitivo Alvarinho 2015
Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2017
Casal de Ventozela Loureiro 2017

As categorias Ouro e Prata somam, nesta edição, um total superior a 2017, com 27 vinhos escolhidos em prova cega entre mais de 280 referências a concurso pelo painel de provadores nacionais:

“Os Melhores Verdes 2018” (Ouro):

Quinta D’Amares Superior 2017 (Vinho Verde Branco)
Pluma 2017 (Vinho Verde Rosado)
Tapada dos Monges Vinhão 2017 (Vinho Verde Tinto)
Casa de Vilacetinho Colheita Seleccionada Avesso 2013 (Colheita  ≤ 2015)
Portal do Fidalgo Alvarinho 2017 (Vinho Verde Alvarinho)
Opção Arinto 2017 (Vinho Verde Arinto)
Casa de Vilacetinho Superior Avesso 2017 (Vinho Verde Avesso)
Quinta da Levada Azal 2017 (Vinho Verde Azal)
Casal de Ventozela Loureiro 2017 (Vinho Verde Loureiro)
Quinta da Lixa Escolha Trajadura 2017 (Vinho Verde de Casta)
Muralhas de Monção Branco Reserva Bruto Alvarinho 2015 (Espumante de Vinho Verde)
Delícia (Aguardente de Vinho Verde)
Casal de Ventozela Alvarinho 2017 (Vinho Regional Minho)

O júri de 2018 provou cerca de 280 amostras a concurso, agrupadas em oito grandes categorias: Vinhos Verdes Brancos, Rosados, Tintos, de Casta, Colheita Igual ou Inferior a 2015, Espumantes de Vinho Verde, Aguardentes de Vinho Verde e Vinho Regional Minho. Na categoria Vinho Verde de Casta, as castas Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal e Loureiro apresentaram-se isoladamente a concurso, dado estar preenchido o requisito mínimo de dez vinhos em prova por casta. As castas Batoca, Espadeiro, Padeiro, Touriga-Nacional e Trajadura foram agrupadas e apresentadas em conjunto a concurso, visto registar-se uma participação inferior a dez vinhos por casta.

Os prémios Ouro e Prata foram atribuídos ao primeiro e segundo classificados em cada categoria e os prémios Honra aos demais concorrentes com pontuação igual ou superior a 80 pontos.

“O Concurso ‘Melhores Verdes’ é um acto de celebração da Região mas também uma ferramenta de promoção para enólogos e produtores que, a cada ano, procuram distinguir-se pela qualidade e ser escolhidos como embaixadores nos mercados externos. O “Best Of Vinho Verde” é, para a CVRVV, um motivo de orgulho e um forte portfólio para as acções que são desenvolvidas noutros países ao longo do ano”, sublinha Carla Cunha, Directora de Marketing da CVRVV.

Já Manuel Pinheiro destaca “uma crescente aposta na criação de valor e na distinção pela qualidade. As participações no Concurso registam um aumento a cada edição e isso é sinónimo de uma Região mais competitiva, orientada para o crescimento e para a presença em diferentes mercados. Estamos já em 107 países mas a trabalhar para chegar a mais mercados, com melhores vinhos e sempre sem esquecer este perfil único no Mundo, que faz do Vinho Verde uma referência”.