Numa noite que reuniu todo o encanto enogastronómico que o Monverde pode oferecer, o enólogo Carlos Teixeira organizou uma prova vertical de vinhos Alvarinho da Quinta da Lixa e um jantar vínico com uma ementa especialmente criada pelo chef Carlos Silva.

Chegando ao hotel Monverde, entramos num cenário vínico onde o hotel se encontra no meio das vinhas, sendo a forma perfeita de dar início a uma noite de degustação enogastronómica inesquecível. O edifício da receção do hotel é também englobado pelo bar (no piso de cima) e pelo restaurante (no piso de baixo), de onde podemos observar um conjunto de esculturas esculpidas em madeira, que representam os trabalhadores das vinhas.

Antes de dar início a esta noite vínica, tive a oportunidade de conhecer o quarto do hotel, que nos transporta para o meio rural de uma forma bastante acolhedora. Rodeado de paredes em madeira, somos apresentados a um quarto com camas muito confortáveis, com uma casa-de-banho moderna com todas as amenities necessárias, dando-nos a opção de escolha entre um chuveiro walk-in e uma banheira, onde podemos tomar um banho de imersão relaxante.

Não podendo a Alivetaste.com recusar um convite destes, dia 10 de Março tive o privilégio de participar na prova vertical de vinhos Alvarinho da Quinta da Lixa. Começando na colheita de 2017 até à de 2010, é de referir a enorme qualidade destes vinhos, extremamente equilibrados e que nos abriram o apetite para o jantar vínico, da autoria do chef Carlos Silva. Numa ementa composta por sete pratos muito bem harmonizados, três deles ficaram no pódio: cavala em diferentes texturas e cremoso de couve-flor, acompanhado pelo Quinta da Lixa Trajadura 2017 e Quinta da Lixa Loureiro 2017; carabineiro com guacamole e espuma de vinho verde, agora com o Quinta da Lixa Escolha 2017; e o cabrito estonado sobre esmagada de batata tradicional e crocante de broa de Avintes, com o Quinta da Lixa Reserva Tinto 2015.

Dada como encerrada esta noite inesquecível após um serão bastante agradável no bar do hotel, é também de referir a qualidade do pequeno-almoço que pude tomar calmamente na manhã seguinte, com imensa variedade de fruta, pastelaria diversa, bebidas quentes e frias.

Esta foi sem dúvida uma experiência que espero um dia poder repetir, e um hotel que recomendo vivamente para quem quer experimentar um verdadeiro wine tourism português.

Texto de Rita Lisboa