‘Casa da Esteira Reserva tinto 2014’ e ‘Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015’: são estes os vinhos que o produtor do Douro Parceiros Na Criação (PNC) acaba de lançar.

Se o primeiro é um vinho feito de Vinhas Velhas – o que pressupõe um blend natural, feito na vinha –, o segundo é um monocasta, feito apenas com uvas de Touriga Nacional provenientes de uma vinha replantada, por João Nápoles de Carvalho, em 2005.

Os vinhos e o azeite da PNC estrearam-se no mercado em Outubro de 2013, na altura com a marca ‘h’OUR’. Um projecto familiar – liderado por João Nápoles de Carvalho, mas partilhado pela sua mulher, Joana Pratas, e cada vez mais pelos filhos de ambos, Teresa e António – que agora se desafia com o lançamento de uma nova marca: ‘Casa da Esteira’. Depois de apresentada no dia 01 de Dezembro, data de aniversário do António, no Adegga WineMarket, em Lisboa, chegou a hora do seu lançamento oficial, que aconteceu no passado dia 06 de Fevereiro, data do 5.º aniversário da Teresa.

 “Casa da Esteira: assim é conhecida a casa onde vivemos, uma casa cujas portas são protegidas do sol por esteiras; uma casa erguida por entre vinhas e vales, na Quinta de Montravesso, a poucos quilómetros da aldeia de Barcos, no concelho de Tabuaço, em pleno Douro vinhateiro. Mais do que um espaço físico, a Casa da Esteira representa a união dos quatro elementos da PNC: o João, a Joana (eu) e os nossos filhos, a Teresinha e o António.”, afirma Joana Pratas.

A identidade gráfica e o design dos rótulos esteve a cargo da arquitecta Rita Peres Vicente, do Taini Creative Studio, que criou um símbolo partindo da união de dois “J”, um de João e outro de Joana, de onde nascem dois traços, a representar a Teresa e o António. Surge então uma casa, cujo topo é composto por quatro elementos, ou seja, os membros da família Pratas Nápoles de Carvalho, aka PNC (sigla que deu origem ao nome Parceiros Na Criação).

Casa da Esteira  Reserva tinto 2014. DOC Douro  tem o pvp de €17,00