Entre 6 e 8 de abril, a maior celebração dos produtos da região da Arrábida tem lugar, uma vez mais, no concelho de Palmela, na localidade de S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo.

Promovida pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio do Município de Palmela, a 24.ª edição da Festival Queijo, Pão e Vinho será uma montra privilegiada do melhor que a região tem para oferecer, com destaque para o Queijo de Azeitão DOP, um dos mais afamados do país. Outros queijos de ovelha e manteiga de ovelha, os vinhos regionais, o pão tradicional, a doçaria, a fruta, o mel e a gastronomia completam o leque de iguarias a (re)descobrir ao longo destes três dias.

O certame merece uma visita mais demorada e oferece um vasto programa de animação, para toda a família – as crianças apreciam, especialmente, o contacto direto com os animais da quinta e as propostas dinamizadas no Museu do Ovelheiro, instalado no recinto do Festival. As originais corridas de ovelhas no “Ovinódromo”, a demonstração de tosquia e ordenha, provas de produtos comentadas, passeios pedestres e de BTT, espetáculos equestres e animação musical são alguns dos principais destaques de programação. 

A par do Festival, os restaurantes do concelho de Palmela dedicam especial atenção ao Queijo de Ovelha, que surge, revisitado, em diversas propostas, doces e salgadas. Os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha decorrem nos dias 30 e 31 de março, 1, 6, 7 e 8 de abril, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”.