O primeiro Conceito Único Tinto, um vinho com assinatura da enóloga Rita Marques, foi apresentado ao mercado, tendo para esta primeira edição sido produzidas apenas 3.000 garrafas.

O novo tinto é produzido a partir de uvas selecionadas de uma única parcela de vinha com mais de 90 anos de idade. Foi aqui que Rita encontrou uma perfeita mistura de castas tradicionais, mais de 20, onde se incluem a Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete. Seguiu-se, depois, um estágio de 22 meses em barricas novas de carvalho francês.

Tal como no branco, a primeira edição do Conceito Único Tinto é de 2015, “uma colheita para recordar”, como afirma Rita Marques. Foi, precisamente, a qualidade excecional das uvas desse ano, marcado pelo inverno frio e chuvoso, seguido de primavera quente e verão muito suave, que inspirou a enóloga a criar um vinho fora do comum, capaz de transmitir em garrafa o potencial inesgotável da região.

Mark Squires atribuiu uma pontuação de 92-94 pontos, prevendo uma boa evolução com o tempo, este é “um vinho vencedor que, apesar de ainda não ter registo, deverá envelhecer muito bem em garrafa”.

O novo Conceito Único Tinto 2015 já se encontra disponível no mercado com um preço de venda ao público a rondar os 75 euros.