O vinho clássico da Herdade do Mouchão acaba de receber 97 pontos na influente publicação Robert Parker/The Wine Advocate, sendo a primeira vez que um vinho de mesa alentejano atinge esta pontuação

O vinho Mouchão Tonel Nº 3-4, o expoente máximo dos tintos da Herdade do Mouchão, foi distinguido pela influente revista norte americana The Wine Advocate, fundada por Robert Parker, com 97 pontos. Esta é a segunda vez que Mark Squires, crítico oficial da publicação, atribui esta pontuação a um vinho português não fortificado, a primeira entre os vinhos Alentejanos.

Este não foi o primeiro encontro entre Mark Squires e o Mouchão Tonel Nº 3-4 2011, o sétimo da linhagem desde que começou a ser produzido, em 1996. Contudo, garante o crítico, nunca o tinha provado em tão boa forma, ainda que prometa uma grande evolução com o tempo. Segundo Mark Squires, a última colheita deste vinho “tem-me impressionado ultimamente confirmando que os seus antecessores têm motivos para estar orgulhosos”.

O Mouchão Tonel Nº 3-4 é produzido exclusivamente à base de Alicante Bouschet, casta com extraordinários resultados no Alentejo. As uvas selecionadas são provenientes da vinha dos Carapetos, a mais emblemática da propriedade com vinhas que têm em média 30 anos, plantada pela família Reynolds, pioneira da casta Alicante Bouschet em Portugal.

Após a fermentação em lagares e comprovada a sua excecional qualidade, o vinho é trasfegado para os tonéis nº 3 e nº 4, onde estagia cerca de 30 meses. Depois de contínua reavaliação e finalmente confirmada a sua qualidade, o vinho é engarrafado e repousa durante um mínimo de 24 meses em ambiente climatizado.

Se este vinho pudesse falar, pediria tempo para mostrar todo o seu potencial. De acordo com Mark Squires, este é, sem dúvida, “um vinho para guardar na adega, já que vai envelhecer de forma sublime”. Para quem conseguir resistir à tentação de abrir já a garrafa, o crítico recomenda que seja consumido algures entre 2019 e 2051.

Apesar de longa vida na adega, o Mouchão Tonel Nº 3-4 antecipa uma curta estadia na prateleira, já que a sua produção está limitada às 8.500 garrafas, todas já alocadas no mercado.

Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2011 tem o P.V.P. de 130€ (75 cl)