O restaurante do Palácio das Cardosas dá as boas-vindas à nova estação com uma carta renovada, onde predominam as cores de outono, os sabores quentes e os aromas dos fumeiros antigos.

Lombinho de Veado com esmagada de castanha e legumes bio cogumelos silvestres, molho de vinho do Porto e framboesa 274

A nova carta de outono é uma verdadeira homenagem à gastronomia tradicional portuguesa. Após a época das colheitas, esta é a altura ideal para provar as ofertas da natureza, trabalhadas de forma criativa pela equipa do Chef Pedro Sequeira. Em destaque estão as carnes de caça, os legumes da época que pintam os pratos com as cores outonais, como a abóbora ou cogumelos silvestres, e peixes frescos, todos confecionados com respeito pelos seus sabores originais.

As entradas iniciam a viagem de sabores do Astória, com seis sugestões diferentes à escolha. Em destaque o inconfundível prato de Alheira de caça em ninho de outono com cogumelos silvestres e, para paladares mais internacionais, Foie gras confitado em vinho do Porto e especiarias, cacau 100% e bolo tépido de pistácio e creme de avelã.

O prato principal segue por caminhos entre terra e mar. No conforto das carnes, as opções variam entre pratos mais complexos, como Lombinho de Veado com esmagada de castanha e legumes bio, cogumelos silvestres e molho de vinho do Porto e framboesa, ou mais ligeiros, como Peito de pato lacado e coxa confitada com puré aipo, chalota e alcachofra com molho de sechuan.

Nos peixes, e já a lembrar a época festiva que já se avista, Lombo de bacalhau com crosta de azeitona, batata e cebola assada, ovo verde e molho de coentros, a estrela da cozinha nacional, ou o Cantarilho com puré de abobora e pickles de aipo laminado com molho de marisco.

Os sabores e cores da estação são transversais às sobremesas que sugerem criações irresistíveis. Para terminar em grande a refeição o Chefe recomenda Pudim de castanha com areia de cardamomo e sorbet de lúcia lima ou uma seleção de queijos nacionais com compota caseira, tostas e grisinis a acompanhar.