A Região Demarcada dos Vinhos Verdes está a atravessar um ano recorde, exportando mais de 40% da sua produção para 90 mercados, com os EUA na liderança, à frente da Alemanha, França e Canadá.

Quinta Aveleda 350

As vendas neste mercado estão a crescer de ano para ano, devendo ultrapassar os 10 milhões de euros no final de 2015, bem acima dos 2,8 milhões registados no primeiro ano deste milénio.

A abertura oficial da vindima foi feita hoje na EVAG – Estação Vitivinícola Amândio Galhano, em Arcos de Valdevez, em pleno coração do Vale do Lima, com a presença do embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, do presidente da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, e de vários produtores da região.

“Todos os fatores apontam para um ano de excelentes colheitas nesta região que engloba mais de 20 mil produtores de uva”, afirma Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, que acrescenta: “A previsão da campanha para 2015 deixa-nos otimistas quanto à capacidade de resposta da região para satisfazer a procura crescente de Vinho Verde, designadamente nos mercados internacionais”.

No caso do mercado americano, as vendas já ultrapassam em muito o chamado “mercado da saudade” e o Vinho Verde está hoje presente em Estados sem fortes comunidades portuguesas, como o Nevada e a Califórnia. Em termos globais,e olhando para o contributo para a balança comercial portuguesa, o Vinho Verde segue na frente, ao representar mais de 50% das exportações de vinho português não licoroso para os Estados Unidos.

“A cada ano o Vinho Verde é apresentado a mais americanos e estes recebem-no com satisfação. A expansão consistente no mercado americano é o reflexo da qualidade deste vinho. É com muito gosto que apresento Portugal e os produtos portugueses aos americanos e fico realmente entusiasmado por perceber que são cada vez mais os que descobrem e apreciam este fantástico produto português”, afirmou o embaixador dos Estados Unidos, Robert Sherman, no evento que assinalou a abertura oficial da campanha das vindimas na região.