Herdade das Servas convida à experiência de pisar uvas em lagares de mármore, uma realidade pouco presente no Alentejo.
“Vindimas” é altura de azáfama na vinha e na adega; tempo de apanhar as uvas e dar início à produção de novas colheitas no que ao vinho diz respeito. A vindima na Herdade das Servas começa para a semana e a família Serrano Mira desafio-a envolver-se no espírito, sendo um elemento ativo da colheita de 2015. O convite é para que “venha sentir o Alentejo de corpo e alma na Herdade das Servas!”.
Se no Douro os lagares de pedra são um elemento central e de forte carisma na produção de vinho, no Alentejo essa não é uma realidade tão marcante. Não são muitos os produtores com lagares de pedra, pedra essa que na região é mármore e não granito. A Herdade das Servas, um projeto recente de uma das mais antigas famílias produtoras de vinho na região, inaugura nesta colheita de 2015 os seus lagares de pedra, motivo que levou à criação de um programa de ‘Pisa a pé nos lagares da Herdade das Servas’.
O programa de vindimas da Herdade das Servas começa com uma introdução sobre o projeto na zona de receção dos visitantes, seguida de uma visita à adega e à cave de estágio das barricas. Posto isto é tempo de meter “mãos-à-obra”, não na vinha porque as temperaturas são elevadas e a distância pode ser grande, mas na mesa de escolha, onde é feita a seleção das melhores uvas. Ainda antes de acalentar o estômago há que exercitar as pernas – como se de uma aula de step em ambiente de spa com produtos vínicos se tratasse –, pisando as uvas eleitas nos novos lagares de pedra mármore. Para abrir as hostes da refeição é feita uma prova de vinhos, à qual se segue um almoço com ‘Menu de Vindimas’ no Restaurante Herdade das Servas. A chefe Maria da Fé tem duas opções, uma de bacalhau e outra de carne.
Disponível por marcação através dos contactos da Herdade das Servas, 269 322 949 e [email protected], este é um programa acessível por €50,00 ou €25,00, caso inclua ou não almoço.
Redes Sociais