O conceituado artista plástico foi convidado para ilustrar os rótulos das novas colheitas de Esporão Reserva e Private Selection, sendo os Brancos os primeiros a chegar ao mercado, ostentando a reprodução de obras originais do artista.

Rsrv Branco esporão 250

Desde o seu primeiro vinho de Esporão Reserva, de 1985, o Esporão mantém a tradição de enriquecer e personalizar os rótulos de cada colheita, unindo a cultura universal do vinho e da arte. Chegam agora ao mercado os Esporão Reserva Branco 2014 e Esporão Private Selection Branco 2014, que comprovam a consistência e o caráter típico do terroir singular proporcionado pela Herdade do Esporão. Para ilustrar os rótulos Esporão a serem lançados este ano foi convidado João Queiroz, reconhecido artista plástico e escultor.

O Esporão Reserva Branco 2014, um clássico do Alentejo e um dos vinhos mais apreciados e emblemáticos do produtor, resulta da seleção e conjugação das uvas das castas DOC Alentejo, Arinto, Antão Vaz e Roupeiro, e da casta internacional Semillon, todas provenientes da Herdade do Esporão. Após fermentação, o vinho permanece 6 meses em estágio sobre as borras finas, em cubas de inox e em barricas novas de carvalho americano e francês.

Com um aspeto cristalino e cor palha com reflexos esverdeados, este vinho sugere aromas ricos com notas de toranja e pêssego. Na boa é cremoso mas complexo, revelando um excelente equilíbrio preenchido pela fruta, alguma mineralidade e um final longo e fresco.

O Esporão Private Selection Branco 2014 é o vinho branco mais exclusivo do Esporão, desafiando o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo. A sua personalidade e complexidade resultam das condições climatéricas singulares, da seleção das melhores uvas provenientes do terroir único da Herdade do Esporão, e da criatividade e inconformismo dos enólogos. Elaborado unicamente a partir da casta Semillon, também em modo de produção integrada, estagiou durante 6 meses “sur lie” com “batonnage”. Neste processo, o vinho permanece em contacto com as próprias borras, após a fermentação alcoólica, que são periodicamente movidas, adquirindo uma maior intensidade aromática, corpo e textura.

O resultado é um vinho marcado pela fruta madura com registo tropical, combinado com discretas notas provenientes da tosta da madeira de carvalho francês, num conjunto amplo, complexo e harmonioso. No palato é untuoso, rico e elegante, intenso e com muita persistência na boca.