Na aldeia de Escalhão, no Douro Superior, terra onde se produzem alguns dos melhores vinhos portugueses e mundiais está o restaurante O Lagar, um espaço de cozinha tradicional imperdível.

A cozinha tradicional aqui produzida com produtos da terra e acima de tudo de qualidade, num território cuja história e cultura assenta na produção agrícola de saberes e sabores rurais. Estes sempre foram os pressupostos de Cristina Gomes e Pedro Rocha, neste aliciante projeto de bem receber e melhor confecionar desde 1998.

O azeite está na base desta cozinha, bem como os enchidos, os fumeiros e os queijos. As carnes de bovino, ovino e caprino, são ponto assente na cozinha onde igualmente o bacalhau e o polvo são produtos que outrora chegavam a esta zona através de métodos antigos de conservação. As sobremesas são caseiras e ancestrais.

Fazem questão que todos os produtos hortícolas sejam da época e dos ciclos naturais de produção. O pão é das padarias tradicionais da aldeia de Escalhão, que os inspira e que vai à mesa com as azeitonas produzidas daquele lado do Douro, o Superior.

O Lagar, um restaurante a não perder localizado na região do Douro Superior, mais exatamente na aldeia de Escalhão.

O Lagar
Rua do Lagar nº1
6440-072 Escalhão (Figueira de Castelo Rodrigo)
Portugal
Telefone: (+351) 271 346 974
Telemóvel: (+351) 91 777 7275

por Mário Rodrigues