Mais de 40 receitas confecionadas com Peixe-espada Preto vão estar à prova, até 10 de junho, em de Sesimbra, durante a 10.ª edição da Semana Gastronómica do Peixe-espada preto.

Prato peixe espada preto 450

A região de Sesimbra, através de cerca de 300 pescadores locais, é responsável pela pesca de mais de 95% do Peixe-espada Preto português, pelo que é importante para a Região dar a conhecer e valorizar esta espécie, ainda capturada de forma tradicional.

Em todas as edições, os chefs surpreendem o público com pratos inovadores e variados, como o “Preguinho de Espada Preto”, “Peixe-espada Preto à Lagareiro” ou “Filetes de Peixe-espada Preto com Banana Frita, Arroz de Tomate e Molho de Maracujá”, entre os 24 restaurantes.

O programa desta Semana Gastronómica inclui ainda uma exposição de fotografia de grande formato alusiva à faina da pesca, intitulada “Vidas Com Sal”. Irá estar patente na marginal nascente de Sesimbra e na sala multiusos da Fortaleza de Santiago.

A 10ª edição da Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto é organizada pela Câmara Municipal, em conjunto com a Associação Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, Associação Portuguesa de Profissionais de Restauração e Bebidas, Junta de Freguesia de Santiago, ArtesanalPesca – Organização de Produtores de Pesca CRL e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL).

Vídeo “A Transformação do Peixe-espada Preto”
Mais informação