Prova decorreu no Sábado e premiou os melhores brancos, tintos e Portos, tendo elegido os melhores vinhos da sub-região.
‘Bons Ares branco 2013’ (Adriano Ramos Pinto Vinhos), ‘Duorum Vinhas Velhas Reserva tinto 2012’ (Duorum Vinhos) e ‘Quinta de Ervamoira Porto Vintage 2005’ (Adriano Ramos Pinto Vinhos) foram os grandes vencedores da 4.ª edição do Concurso de Vinhos do Douro Superior, iniciativa organizada pela Revista de Vinhos e que decorreu no último Sábado, integrada no ‘Festival do Vinho do Douro Superior 2015’, em Vila Nova de Foz Côa. Os resultados foram anunciados e os prémios entregues ontem, em cerimónia no próprio recinto do Festival (ExpoCôa).
Com 154 vinhos a concurso, uma média que se tem mantido nas últimas edições, este ano o júri composto por trinta provadores, entre jornalistas e críticos de vinhos, bloggers e proprietários de garrafeiras, pôde apreciar um conjunto notável de vinhos do Douro Superior em três categorias – branco, tinto e vinho do Porto –, acabando por atribuir um total de 55 medalhas (14 de ouro, 18 de prata e 23 de bronze).
Na categoria dos vinhos brancos, o ‘Bons Ares 2013’ arrecadou o prémio mais cobiçado. Um blend de castas típicas, como Viosinho e Rabigato, e a internacional Sauvignon Blanc, suplantou três vinhos da colheita de 2014, ‘Montes Ermos Códega do Larinho’, ‘Quinta Vale d’Aldeia’ e ‘Palato Reserva’, que conquistaram as medalhas de ouro desta categoria. Foram ainda atribuídas três medalhas de prata e cinco de bronze.
Nos tintos, o ‘Duorum Vinhas Velhas Reserva 2012’, um “Vinhas Velhas” com predominância de Touriga Nacional e Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, colocou-se à frente de duas referências vencedoras em edições anteriores, a ‘Quinta do Vale Meão’ e ‘Quinta da Touriga Chã’ que conquistaram medalhas de ouro juntamente com os vinhos ‘Altano Quinta do Ataíde Reserva 2011’, ‘Crasto Superior 2013’, ‘Moinhos do Côa 2011’, ‘Montes Ermos Grande Reserva 2011’, ‘Quinta do Grifo Reserva 2011’ e ‘Quinta do Vesúvio 2011’. Nesta categoria foram ainda premiados onze vinhos com prata e dezoito com a medalha de bronze. O vinho vencedor é produzido pela Duorum Vinhos e a enologia está a cargo de José Maria Soares Franco e João Perry Vidal.
Com um ‘Vintage 2005’, a Quinta de Ervamoira, recuperou o prémio de Melhor Vinho do Porto para a Ramos Pinto, depois de em 2014 a Quinta do Vesúvio ter interrompido a hegemonia daquele produtor. As medalhas de ouro foram para o ‘Butler Nephew 30 Anos’, o ‘Barão de Vilar Colheita 2004’ e o ‘Quinta do Vesúvio Vintage 2013’. As medalhas de prata foram para uma colheita de 1982, ‘Barão de Vilar’, e três vintages: ‘Senhora da Ribeira 2013’, ‘Terra do Grifo 2011’ e ‘Duorum 2012’.
Saliente-se que o branco e o vinho do Porto vencedores têm ambos a assinatura da equipa liderada por João Nicolau de Almeida, administrador da Ramos Pinto. São dois vinhos de quinta, de duas quintas da empresa duriense: Bons Ares, em altitude, e Ervamoira, junto ao rio Douro.
Redes Sociais