As vindimas estão a chegar e o departamento de Viticultura da Sogrape Vinhos faz uma previsão muito positiva, em termos de qualidade e quantidade, para os vinhos de 2015.

Sogrape_Douro_vindima 450

Se as excelentes condições climáticas verificadas ao longo do ano vitícola se mantiverem até ao final das vindimas, a Sogrape prevê qualidade e quantidade.

Segundo João Vasconcellos Porto, diretor de viticultura, o clima foi muito favorável, com tempo seco e calor, tendo alguma chuva na primavera ajudado a concluir o bom amadurecimento do fruto. O responsável nota ainda que a videira tem respondido bem e de forma equilibrada, aproveitando as reservas de água no solo e beneficiando ao mesmo tempo do calor e do sol necessários. Por fim, destaca que o equilíbrio vegetativo que se nota nas várias vinhas da Sogrape se deve também ao trabalho que foi feito na primavera, com o manuseamento das paredes foliares realizado para obter uma vegetação bem ordenada e de forma criteriosa, precavendo o escaldão ou a desidratação na fase de maior calor.

Todo este trabalho de gestão e de viticultura nas mais de 10 Quintas da Sogrape é apoiado por um acompanhamento diário da evolução meteorológica através de uma rede de 20 estações automáticas localizadas nessas mesmas propriedades e que permitem também determinar as variações climáticas anuais, apoiando assim decisões estratégicas de gestão sobretudo em termos de viticultura.

A Sogrape Vinhos colabora desde 2012 com um grande número de institutos nacionais de meteorologia e climatologia em toda a Europa na criação de serviços de antevisão climática mais eficientes e centrados sobre as necessidades da indústria agroalimentar e, particularmente, do setor vitivinícola.