A nova edição do vinho DOC Douro topo de gama da Poças chega elegante e charmant, diferenciando-se dos típicos vinhos explosivos e encorpados deste patamar de qualidade. O primeiro vinho da parceria da casa duriense com o enólogo Hubert de Boüard merece estar no “top cinco do Douro”.

Quando, em 2014, terminou a vindima das uvas do Símbolo, Hubert de Boüard ficou entusiasmado. O primeiro ano da parceria do enólogo de Bordéus com a Poças foi difícil em termos vitivinícolas, mas o proprietário e reconhecido enólogo do Château Angélus de St. Émillion percebeu que estava perante uma seleção de matéria prima que permitia uma aposta forte. “A Poças tem condições para produzir um vinho para o top 5 do Douro”, comentou. 

Três anos volvidos, o enólogo da Poças, Jorge Pintão, acredita que o Símbolo merece estar entre os melhores vinhos do Douro, confiança que ganha força com a avaliação das principais revistas internacionais. Ainda antes de ser lançado, o Símbolo 2014 obteve classificações excelentes na Wine Enthusiast (94 pontos), Wine Spectator (92 pontos) e Wine Advocate (90 pontos).

Mais do que um vinho explosivo e encorpado, frequente nos vinhos de patamar de maior qualidade, o Símbolo 2014 da Poças apresenta-se elegante, não muito taninoso e com identidade. Usando as palavras de Hubert de Boüard, a equipa conjunta de enologia criou um vinho charmant, que tem finesse e muito trabalho de precisão. “Foi nos pequenos detalhes que investimos. Fizemos uma enologia de pormenor, quer ao nível da seleção das uvas, quer da vinificação em si e da guarda e envelhecimento”, comenta Jorge Pintão, enólogo da Poças.

A exigência e o perfecionismo, reforça Pedro Pintão, diretor comercial da Poças, esteve presente em todo o processo, contribuindo para a criação de um Símbolo com muita personalidade. 

Lançado três anos depois da colheita, o que é pouco frequente no Douro, o Símbolo 2014 estagiou um ano em garrafa, depois de ano e meio de estágio em barrica. Esta é uma opção da casa, explica Jorge Pintão, ao preconizar que os melhores vinhos do Douro devem passar por um estágio prolongado em garrafa.

Ícone da casa Poças, o Símbolo 2014 apresenta-se com imagem renovada – nova garrafa e rótulo arrojado, experimental e inovador, diferente de todo o resto do portefólio da Poças.

Foram produzidas no total cinco mil garrafas de Símbolo 2014, entre elas magnum e de três e cinco litros.