A abóbora é um dos principais produtos agrícolas produzidos no concelho da Lourinhã e será homenageado de 27 a 29 de outubro no Festival da Abóbora, e irá decorrer no Pavilhão Multiusos da Atalaia.

Mais de 8 toneladas de abóbora de vários géneros estarão em exposição durante os três dias e quem visitar o Festival poderá assistir a mostras gastronómicas, “workshops” e provar algumas das iguarias cujo ingrediente principal é a abóbora.

Pedro Margarido, presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, destaca: “Este ano realizaremos a quarta edição desta iniciativa que tem sido um sucesso e que tem atraído visitantes de vários pontos do País. Esperamos receber cerca de 9 mil visitantes, número idêntico ao ano anterior. Este ano, queremos consolidar este evento, como um dos principais do concelho e contribuir para a promoção da economia local”.

“Vamos contar com vários produtores de abóbora, expositores de doçaria e teremos também um espaço dedicado aos artesãos locais. Serão lançados alguns desafios como o Concurso Nacional de Abóboras e o Concurso Nacional de Doce de Abóbora, bem como a já tradicional torta de abóbora gigante cujas vendas irão reverter para uma associação do concelho”, conclui.

O Festival da Abóbora irá também incluir a Rota Atlântica da Abóbora, que desafia os visitantes a descobrirem alguns locais turísticos do concelho como o Museu da Lourinhã e os Moinhos de Vento, bem como a Semana Gastronómica da Abóbora nos vários restaurantes locais.

O evento começa no dia 27 de outubro, sexta-feira, pelas 10H00, com as exposições para os alunos das escolas da freguesia, e abre ao público às 18H00. No sábado terá início às 11H00 e encerra às 23H00. No domingo, dia 29, abrirá portas às 11H00 e encerra às 19H00