Espumantes Baga@Bairrada em destaque na Robert Parker – Wine Advocate

publicado em: Notícias | 0

A conhecida publicação Robert Parket – Wine Advocate provou e comprovou a qualidade superior dos espumantes Baga@Bairrada, uma iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), que une os produtores numa causa comum

MessiasBagaBairradaBlancNoirsGrandeReservaBrutoBranco2012_FOTO

São as características intrínsecas da casta Baga que mais suscitam a curiosidade de críticos de todas as nações. Vibrantes, elegantes e acessíveis são alguns do adjetivos utilizados por Mark Squires, o crítico responsável pelo mercado português, para os definir.

Na última edição o destaque foi para um dos mais recentes a ser lançado, o ‘Messias Baga@Bairrada Grande Reserva Bruto 2012’, com 90 pontos em 100, classificação também alcançada pelo ‘Quinta do Poço do Lobo Baga@Bairrada Bruto Natural2013’. O primeiro ‘Aliança Baga@Bairrada Reserva Bruto’, de 2013, conseguiu 89 pontos.

Mark Squires define o ‘Messias’ como um espumante bastante seco, com excelentes notas de fruta acompanhada pela frescura e um final persistente. Características que associadas ao preço (em Portugal a rondar os €10,00) fazem deste um excelente negócio para apreciadores de espumante.

São propostas como o ‘Quinta do Poço do Lobo Baga@Bairrada Bruto Natural’ que fazem com que Mark Squires se renda cada vez mais aos espumantes da região. Uma sugestão, com estágio de 26 meses, capaz de mostrar o seu lado mais leve e o seu final persistente no que toca aos aromas evidenciados. Mais uma vez uma excelente proposta de preço-qualidade. O Baga@Bairrada da Aliança prima por ser multifacetado, de persistência fina, mas que enche o palato. Uma agradável surpresa que merece o destaque da publicação.

Aquela que foi para muitos uma região deixada no esquecimento tem vindo, nos últimos anos, a dar sinais claros do seu crescimento e afirmação quer no panorama nacional como internacional. As críticas positivas sucedem-se ano após ano e são iniciativas como os espumantes Baga@Bairrada, proposta pela CVB, que fazem da Bairrada uma região de referência na produção de espumantes de elevada qualidade. Esta associação entre a Comissão e os produtores pressupõe o posicionamento dos espumantes Baga@Bairrada num patamar de valorização especial e tem como objetivo fundamental elevar o valor natural e patrimonial da casta Baga, típica da região da Bairrada.

Goste / Partilhe este artigo: