Azeite Pousio Premium da Herdade do Monte da Ribeira

publicado em: Azeites, Azeites e Queijos | 0

A Herdade iniciou a requalificação do olival em 1986 e agora aposta na produção de dois lotes de azeite extra virgem, o Pousio e Pousio Premium

herdade-do-monte-da-ribeira-azeite-pousio-premium

A Herdade do Monte da Ribeira (HMR) lançou uma gama de azeite Pousio para assinalar os 30 anos de existência da Casa Agrícola. Depois de três décadas dedicadas à produção de azeitona, a Herdade aposta, agora, na produção de azeite, realizada apenas com azeitona HMR e que dá origem a dois lotes de azeite virgem extra: Pousio e Pousio Premium. O lançamento desta gama, lançada precisamente para este Natal, é resultado de um trabalho de vários anos de qualificação dos mais de 200 hectares de olival da Herdade do Monte da Ribeira, trabalho este liderado por Mariana Carmona e Costa, engenheira agrícola e diretora agrícola da HMR.

Refira-se que, em 1986, a Herdade do Monte da Ribeira contava com um olival com oliveiras milenares de diversas variedades, maioritariamente de sequeiro, iniciando, nesse ano e após a compra da Herdade, a qualificação do olival existente. A construção de barragens e charcas possibilitou a rega gota a gota das vinhas e das oliveiras, o que levou, posteriormente, à aposta de Vitor Carmona e Costa na plantação de olival de regadio. A HMR lançava-se, assim, na plantação de olival intensivo e, mais tarde, superintensivo, tornando-se pioneira a nível nacional, em 2004, na plantação deste tipo de olival. Neste momento, a HMR conta com 100 hectares de olival de sequeiro, 92 hectares de olival intensivo e 24 hectares de superintensivo.

O azeite da HMR está atualmente presente em mercados como Canadá, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda e Brasil, sendo que o próximo grande objetivo é chegar aos mercados da Coreia do Sul, Singapura, Taiwan e Estados Unidos. O azeite encontra-se disponível em grandes superfícies, em lojas gourmet, garrafeiras e, ainda, na loja on-line hmr.facestore.pt/. A HMR, eleita produtor vinícola do ano, dedica-se, ainda, à produção de duas marcas de vinhos: Pousio (Colheita, Escolha e Reserva) e Marmelar, vinho criado apenas em anos excecionais.

Goste / Partilhe este artigo: