No próximo dia 18 de Fevereiro, Cantina 32 do chef Luís Americo integra a iniciativa da AliveTaste, ViniPortugal e Apcor que promove a melhoria do serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho

viniportugal logo

O Chef Luis Américo foi desafiado a participar no Laboratório Harmonização A Copo no próximo dia 18 de Fevereiro, preparando um almoço vínico na Cantina 32 em harmonização com vinhos nacionais. A iniciativa é organizada pelo AliveTaste, com o apoio da ViniPortugal e da Apcor, e abrangerá em 2016 10 novos restaurantes nacionais, designadamente seis no Porto e quatro em Lisboa.

A Cantina 32 localiza-se na Rua das Flores nº 32, em plena zona histórica da cidade do Porto, tendo à frente da cozinha o conhecido chef Luís Américo. Reconhecido como um espaço de partilha à mesa com base nos petiscos tradicionais portugueses e tem a caraterística de fazer uma forte aposta no serviço de vinho a copo, sendo que 90% da sua carta é composta desta opção.

O painel de avaliação deste almoço será composto por cinco elementos, um da Alivetaste, um da ViniPortugal, um da Apcor e dois convidados, designadamente pessoas de diversos quadrantes como empresários, gestores ou académicos.

A iniciativa Laboratório A Copo tem conseguido ter um forte impacto junto dos restaurantes e do público, sendo uma aposta o levantamento do espetro nacional no panorama da restauração de qualidade em Portugal, particularmente no que diz respeito ao serviço de vinho e vinho a copo praticado, às harmonizações, à cozinha, e aos serviços em termos gerais.

A aposta na formação de vinhos da ViniPortugal, desde inicio uma prática sistemática para todas as entidades que englobam estes laboratórios e agora complementado pela informação relativa à rolha de cortiça associada ao vinho, da responsabilidade da Apcor-Associação Portuguesa da Cortiça.

Em 2015 realizaram-se 8 laboratórios no Porto, no Teatro, Astória, Terrella, Pousada do Freixo, Boa Nova, Gaveto, Ferrugem e Quarenta e Quatro, concluindo o ano com um balanço muito positivo. Em 2016 a iniciativa –  iniciada em Janeiro no Rib Beef and Wine, do Pestana Vintage Porto Hotel –  continuará focada na promoção pedagógico, nomeadamente no que concerne ao serviço de vinhos e ao fundamental vinho a copo, importância da correta construção da carta de vinhos, a sistematização das harmonizações, a boa cozinha e a melhoria dos serviços em termos gerais. A promoção de novas harmonizações visam elevar o nível de serviços em Portugal nesta área considerada fundamental num país de serviços e de turismo.