O Grande Júri da 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional, já está definido e este ano conta pela primeira vez, com uma jurada internacional, Cathy van Zyl, a primeira mulher a conquistar o título de Master of Wine no Continente Africano.

Como já é habitual o Grande Júri é constituído, por personalidades nacionais e internacionais e a Cathy van Zyl MW vão juntar-se os já conhecidos Anselmo Mendes, Bento Amaral, Dirceu Vianna Júnior MW, James Tidwell MS, e Luís Lopes que estarão a avaliar os melhores vinhos a concurso na fase final, entre os dias 11 e 12 de Maio, decidindo quem serão os Grandes Ouros e os Melhores do Ano.

Antes de chegarem ao Grande Júri, os vinhos inscritos estarão a concorrer na 1ª fase que inclui sessões técnicas de prova entre os dias 8 e 10 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde serão avaliados pelo Júri Regular. A par da avaliação, nesses dias decorrem ainda Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A divulgação dos vencedores decorrerá depois da escolha do Grande Júri numa Cerimónia de Entrega de Prémios, a 12 de Maio. Este ano a Região seleccionada para apresentação dos Prémios será a Beira Interior, mais precisamente a cidade de Pinhel.

O Concurso Vinhos de Portugal continua com as inscrições abertas e os produtores que pretendam inscrever os seus vinhos podem fazê-lo no site oficial até ao dia 2 de Abril.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal representa para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão presença garantida nos eventos internacionais de renome deste ano. Este é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si.  A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto um país de excelência na produção de vinho.