A Vinalda vai distribuir em exclusivo no mercado nacional a marca Porta 6, da Vidigal Wines (grupo Abegoaria), que é um caso de sucesso no mundo, sendo o vinho tinto nacional mais vendido fora de Portugal

O Porta 6, da Região de Lisboa, tornou-se num case study ao liderar as vendas nacionais em vários países, sendo, nomeadamente, o vinho tinto português mais vendido no Reino Unido (e o terceiro europeu) e no Canadá, estando no top 5 de vendas dos vinhos nacionais no Brasil e um caso de sucesso também na Suécia e nos Estados Unidos. No entanto, é um vinho com vendas ainda pouco significativas em Portugal, segundo o CEO do grupo Abegoaria, Manuel Bio.

“O Porta 6 é o vinho Tinto nacional que mais vende fora de Portugal. A estratégia da Vidigal Wines foi sempre de internacionalização sem olhar muito para o mercado português. Para o grupo Abegoaria está na hora de apostar no nosso mercado, porque não faz sentido ter um vinho que é um caso de sucesso lá fora que vende muito pouco em Portugal”, diz o CEO do grupo Abegoaria. Manuel Bio salienta que “esse é o principal objetivo desta parceria com a Vinalda: que o Porta 6 seja, no nosso País, o mesmo caso de sucesso que temos no resto do mundo. Que seja o vinho líder do mercado, nacional e internacional”.

O diretor-geral da mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas, que comemorou 75 Anos em 2022, afirma que “a Vinalda aceitou, com muito gosto, este grande desafio de transformar este caso de sucesso e até case study em vários países, num líder também no mercado nacional”. José Espírito Santo frisa que “vamos começar por apostar mais nas regiões fortes em turismo, uma vez que os estrangeiros já conhecem e bebem este vinho nos seus países de origem, mas também queremos ‘apresentar’ este vinho de sucesso aos consumidores portugueses”.

Para Manuel Bio “o sucesso do Porta 6 deve-se à sua consistência e à relação qualidade/preço. Ao facto de entregar, claramente, mais do que as pessoas pagam por ele. É um vinho que quando o consumidor prova, aprova”.

Os vinhos Porta 6 são elaborados com uvas da Região de Lisboa, pela equipa orientada pelo reconhecido enólogo António Ventura. “O Porta 6 Tinto é um vinho desenhado para o consumidor, fomos ver o que o consumidor gosta e partimos daí para fazer este vinho, só de castas nacionais, que é frutado, suave e fresco, um vinho que não nos cansamos de beber”, explica Mauro Azóia, um dos enólogos residentes da Vidigal Wines.

O rótulo do Porta 6 foi inspirado na icónica carreira do 28. Feito com base numa obra do artista plástico alemão Hauke Vagt, residente em Alfama, há mais de 20 anos, mostra a imagem do elétrico amarelo a passar numa das esquinas de um dos bairros tradicionais da capital portuguesa.

É um rótulo descontraído, que retrata a vida de uma cidade humana, cosmopolita, com muitas histórias inspiradoras.