O chef Nuno Diniz, uma das grandes referências da cozinha e especialista em fumeiros e enchidos, arranca 2023 com o seu primeiro e único Cozido Barrosão e Transmontano do ano, mas em Lisboa e já esgotado

Pensado especialmente para os entusiastas da comida tradicional portuguesa, no dia 17 de fevereiro, Nuno Diniz vai dar a provar o seu emblemático cozido e contará com a ajuda do chef Rui Rebelo, responsável pelo Terraço Editorial – espaço que será palco desta experiência. Além disso, terá ainda a seu lado João Augusto, chef do restaurante Villa Bica, e Hugo Guerra, chef do Lobo Mau.

Servirão um cozido repleto de fumeiros produzidos por pequenos produtores artesanais, assegurando uma experiência deliciosa e reconfortante. Todo o fumeiro foi curado com o frio e o suave fumo da lenha de carvalho, que marcam o chouriço de abóbora, a chouriça, a sangueira, o salpicão, os azedos, entre tantos outros, acompanhados ainda pelas deliciosas carnes fumadas, bem como os vegetais típicos do prato. Para complementar e fazer ainda sobressair mais a autenticidade do dia, não faltarão os vinhos Mont’Alegre da FGWines, vindos da vinha mais alta de Portugal.

“Este cozido é resultado de vários anos de estudo, investigação e procura, com o objetivo de proporcionar o melhor de sabores que são, tão tipicamente, nossos. Estou muito satisfeito por poder trazer mais uma vez, a qualidade gastronómica do Barroso e de Trás-os-Montes até à capital e de, com o prazer adicional de ter ao meu lado três jovens amigos e chefs, podermos em conjunto oferecer uma experiência única e irrepetível este ano”, revela Nuno Diniz.

Rui Rebelo, chef responsável pelo Terraço Editorial, afirma que “esta é uma excelente oportunidade para aprender com o Nuno e, simultaneamente, dar a conhecer o melhor dos sabores transmontanos num espaço como o Terraço Editorial, que além de uma vista sobre Lisboa que alcança do Rio Tejo às Amoreiras, também procura apoiar e ser montra dos pequenos produtores”.

O Terraço Editorial fica no edifício da Pollux, na Rua dos Fanqueiros, número 276, e está aberto de segunda a domingo das 12h às 24h. O cozido do chef Nuno Diniz encontra-se, atualmente, esgotado.