Casa de vinho do Porto lançou Edição Especial Six Grapes “Vila Velha” para honrar a memória do produtor de terceira geração, falecido em 2020 

A Graham’s – reconhecida casa de vinho do Porto, detida pela família Symington – acaba de lançar uma edição limitada do Porto Reserva Six Grapes para honrar a memória de James Symington. O Six Grapes “Special Vila Velha Edition” é elaborado exclusivamente a partir das melhores parcelas da Quinta da Vila Velha – uma das quatro propriedades do Douro que compõem os vinhos do Porto Graham’s. Esta edição especial do ruby reserva produzida pela família Symington homenageia James Symington, falecido em 2020, sublinhando o seu papel determinante no desenvolvimento da emblemática insígnia Six Grapes da Graham’s.

Adquirida em 1987, James Symington trabalhou incansavelmente durante mais de três décadas na Quinta da Vila Velha para a restaurar e ampliar. Atualmente, a propriedade conta com 145 hectares, dos quais 55 hectares plantados com vinha e, graças à sua posição privilegiada na margem sul do rio Douro, a Vila Velha produz vinhos bem estruturados e equilibrados, que constituem componentes essenciais dos vinhos do Porto Vintage da Graham’s. O agora lançado “Special Vila Velha Edition” sucede a duas edições limitadas anteriores do Six Grapes – uma obtida exclusivamente a partir de vinhas velhas (“Old Vines”) de propriedades da Graham’s e outra designada “River Quintas”, por ter origem em parcelas ribeirinhas das propriedades da Graham’s.

O símbolo Six Grapes teve origem no século XIX, como um código que os enólogos da Graham’s utilizavam para identificar os cascos que continham os melhores vinhos de cada colheita, e que eram frequentemente engarrafados como Porto Vintage. No início da década de 1900, a Graham’s começou a engarrafar um Porto reserva a partir de lotes selecionados, a partir dos cascos não utilizados para lotes de Porto Vintage. Mais de um século depois, o Six Grapes continua a ser o emblemático Porto Reserva da Graham’s, mas em 1970 (ano em que a família Symington adquiriu a Casa Graham) a insígnia era uma sombra do que tinha sido outrora.

James Symington trabalhou empenhadamente ao longo de mais de uma década para ressuscitar a marca Six Grapes. Atualmente, a insígnia é distribuída em 38 mercados, com uma forte presença nos segmentos do on e off-trade (canais Horeca e retalho tradicional) nos seus cinco principais mercados: Portugal, EUA, Reino Unido, Canadá e Países Baixos. É um dos Vinhos do Porto mais reconhecidos nos EUA.

A edição agora lançada tem uma produção de apenas 12.000 garrafas, assumindo-se como um vinho único, em memória de James Symington. Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates e filho de James, afirmou: “Engarrafámos este vinho, de edição limitada, para celebrar o meu pai e a propriedade que ele reconstruiu ao longo de um período de mais de 30 anos e que depois passou ao meu cuidado. Com fragrâncias florais e resinosas de pinho e eucalipto, aliadas a um opulento sabor de frutos negros concentrados, o vinho é uma expressão maravilhosa da Quinta da Vila Velha e um justo tributo ao trabalho do meu pai.”