A história de Favaios confunde-se com a da adega cooperativa que deu vida própria ao Moscatel mais vendido em Portugal, tendo esta aldeia vinhateira do Douro uma longa história e diversificados patrimónios que agora se resgatam em livro, coordenado pelo historiador Gaspar Martins Pereira

A aldeia vinhateira do Douro onde nasce o Moscatel de Favaios tem muita história para contar. Povoada desde tempos pré-romanos, foi importante centro económico na Idade Média e tem tido um papel fundamental no território duriense, nomeadamente pela intervenção de vários dos seus líderes na defesa do planalto e desta região vinhateira Património da Humanidade.

“A riqueza de património da nossa comunidade”, entendeu a Adega de Favaios, deveria ficar registada “para memória futura”, justificou Rui Paredes, membro da direção da cooperativa, no lançamento do livro “Favaios, História e Património”, no último sábado, dia 12 de novembro, na Adega de Favaios.

“Este livro representa também o sentido de responsabilidade social” da Adega de Favaios, uma das primeiras cooperativas do Douro, lembrou igualmente o historiador Gaspar Martins Pereira, coordenador do livro: “A mais importante empresa de Favaios quis oferecer à população de Favaios um livro sobre a sua história, sobre os seus patrimónios e sobre si, enquanto integradora, ela própria, do património e da economia de Favaios”.

Gaspar Martins Pereira elogiou igualmente “o forte envolvimento dos viticultores de Favaios na cooperativa” e lembrou a importância que a participação coletiva pode ter para o futuro sustentável da freguesia, também ela marcada pelo despovoamento e envelhecimento da população que afeta o interior de país.

Se Favaios soube manter “aspetos identitários com dois mil anos de história”, só podemos concluir que estamos perante “um povo com futuro”, concluiu o reputado historiador.

O lançamento do livro insere-se nas celebrações dos 70 anos da Adega Cooperativa de Favaios, as quais incluem o lançamento, em dezembro próximo, de um Moscatel comemorativo, uma edição limitada que integra as melhores sete colheitas das últimas sete décadas de Moscatel guardado na Adega.

Reconhecida pelos seus moscatéis, a Adega de Favaios é o principal produtor deste tipo de vinho fortificado na Região Demarcada do Douro (80%) e líder no mercado nacional (52%).

“Favaios, História e Património”
PVP: 40 euros (30 euros para associados)
Vídeo em : https://adegadefavaios.pt/idade?goto=http://adegadefavaios.pt/)