Hilton Porto Gaia, Garage Wines e Prumo associam-se à Alivetaste.com na reunião mensal, no restaurante Magma do Hilton Porto-Gaia, que recebe, na primeira segunda-feira de cada mês, um painel de avaliação cega de vinhos, composto por quatorze personalidades ligadas aos sectores dos vinhos e gastronomia

Nesta sessão destacaram-se:

Vinho branco: Roques Encruzado 2020 (Quinta dos Roques da Região do Dão) com uma pontuação média de 17.30.

Prova: Encorpado, acidez vibrante, mineral e alguma complexidade fazem dele um acompanhamento versátil para vários pratos elegantes

Espumante: Ataíde Semedo Reserva 2019 (Ataíde Semedo da Região da Bairrada) com uma pontuação média de 16.30.

Prova: Paladar intenso, bolha fina e persistente, cítrico e floral, final de boca intenso, sendo um espumante com capacidade para acompanhar entradas leves

Espumante: Pai Abel Grande Reserva 2016 (Quinta das Bageiras da Região da Bairrada) com uma pontuação média de 16.30.

Prova: Bolha finíssima, cremoso e final longo de boca. Acompanha bem mariscos ou sushi.

Vinho tinto: Monte da Penha Grande Reserva de 2011 (Monte da Penha da Região do Alentejo) com uma pontuação média de 17.50.

Prova: Elegante vinho, madeira muito bem integrada, ainda com uma boa acidez e frescura e muito gastronómico, podendo acompanhar pratos mais sofisticados e elegantes mas com sabor.

Uma cozinha diversificada disponível em cada sessão serve para as diversas conjugações de harmonizações possíveis com os três vinhos mais pontuados, tendo o painel considerado a cozinha de grande qualidade.

Adácio Ribeiro (sommelier Vila Foz Hotel & Spa), Bento Amaral (Wine Inspiring Executive na empresa Humanwinety – e Universidade Católica Portuguesa), Celeste Pereira  (Greengrape), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (Jornalista no Público), Lígia Santos (Chef e proprietária Casas da Li), Luís Machado (Arquiteto, empresário e produtor de vinhos), Manuel Moreira (Wine Educator, Wine Expert, Sommelier, Consultor), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Paulo Russel-Pinto (IVDP), Renato Cunha (Chef e proprietário do restaurante Ferrugem), Sérgio Cambas (Grupo Prumo), Tim Hogg (Researcher na UTAD e Universidade Católica), são os profissionais responsáveis por uma selecção mensal de vinhos em prova – de mesa, fortificados ou destilados. Sandra Tavares foi a enóloga convidada.

A cada mês, um Top 3 é comunicado ao mercado como resultado da pontuação atribuída pelo painel, integrando brancos e tintos de mesa, vinhos do Porto, colheitas tardias, vinhos Madeira e espumantes de todas as regiões vitivinícolas nacionais.

Os três vinhos mais pontuados de cada sessão serão também objeto de proposta de harmonização e os três melhores de cada categoria ficam automaticamente apurados para a prova anual da qual resultarão os prémios “AliveTaste/Garage Wines/Hilton Porto Gaia”, com uma cerimónia prevista para o final de 2023 no magnífico auditório do Hilton Porto Gaia.

O próximo painel decorre a 6 de fevereiro, tendo a produtora Joana Santiago da Quinta de Santiago de Monção, como convidada especial para esta sessão, assim como Mónica Gonçalves, diretora geral do Hilton Porto Gaia.

Texto Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva