Dona Matilde Vinha dos Calços Largos desafia convenções e revela-nos a elegância e complexidade do melhor Douro, prescindindo do estágio em madeira e demonstrando o intuito experimentalista e inovador que marca a série de vinhos de Vinhas Velhas desta quinta histórica do Douro

“Somos os primeiros a fazer um vinho de Vinhas Velhas sem madeira no Douro”, sintetiza Filipe Barros, diretor de marketing da Quinta Dona Matilde, lembrando o papel disruptivo que os vinhos de Vinhas Velhas da quinta acabaram por ter: “Queríamos uma abordagem diferente e deixamos acontecer uma vinificação com muito pouca intervenção, evitando, por exemplo, o estágio em madeira, o que é ainda pouco espectável num vinho de muito boa qualidade do Douro”. 

Este experimentalismo é, antes de tudo, “expressão do estudo e cuidado minuciosos das vinhas velhas da quinta” e visa a sua valorização, acrescenta João Pissarra: “Para se dar o valor correto a estas vinhas históricas é preciso perceber como se comportam em diferentes anos vitícolas, uns difíceis outros mais fáceis, qual o efeito do tempo e da mistura de castas nos vinhos”. É este trabalho que estamos a fazer”.

Neste sentido, o Dona Matilde Vinha dos Calços Largos 2020 é um vinho com pouca extração, fermentado com leveduras indígenas e estágio em inox, uma opção que assegura a exuberância de aromas, mantendo, a par, grande elegância e complexidade.

Dona Matilde Vinha dos Calços Largos tinto tem duas edições (2017 e 2020) e é a primeira referência da série de vinhos de Vinhas Velhas produzidos por esta quinta histórica do Douro. O Vinha do Pinto 2019 é a segunda referência da série. Foi lançado em 2021 e esgotou passados poucos meses.

A Quinta Dona Matilde está entre as mais antigas propriedades da região do Douro, integrando a primeira demarcação ordenada pelo Marquês de Pombal em 1756. Para além de vinhas velhas com idades entre 80 e 90 anos e outras mais recentes, plantadas há três décadas, a Quinta Dona Matilde possui olival, horta, pomar e uma ampla área ocupada vegetação natural, num total de 93 hectares.

Adquirida por Manoel Moreira de Barros em 1927, a Quinta Dona Matilde, pertence atualmente a Manuel Ângelo Barros, neto do fundador e ex-administrador do grupo Barros, função que exerceu durante 30 anos.

Para além dos vinhos da série vinhas históricas, Dona Matilde Vinha dos Calços Largos e Dona Matilde Vinha do Pinto, a quinta produz dois brancos e outros dois tinto, todos DOC Douro (colheitas e reservas). O portefólio Dona Matilde inclui vinhos do Porto Colheita tawny e Portos Vintage.

Dona Matilde Vinha dos Calços Largos 2020 foram  produzidas 4000 garrafas e tem o PVP de 40 euros.