O WOW, em Vila Nova de Gaia, acolhe o Chocolat Festival Portugal, naquela que é a primeira edição europeia do festival, contando com grandes nomes do mundo do chocolate

O Chocolat Festival Portugal vai decorrer no WOW de 20 a 23 de outubro. Trata-se da primeira edição do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau, na Europa, e isso já chamou a atenção de alguns dos principais nomes do setor, os quais confirmaram a viagem para Gaia, para assistir e participar no festival.

De São Tomé e Príncipe, vem Adalberto Luís, presidente da cooperativa CEQAQ-11, responsável pela plantação de novas árvores, de forma a evitar a erosão do solo neste país de forte produção de cacau. Chantal Coady é presidente da Academy of Chocolate Awards e virá do Reino Unido para conhecer o festival. Do mesmo destino virá também Spencer Hyman, fundador da Cocoa Runners.

Há vozes incontornáveis neste mundo do cacau e do chocolate, duas delas são a María Jiménez (Países Baixos) e Clay Gordon (EUA). Ambos têm presença confirmada no Chocolat Festival Portugal. Juntam-se ainda mais nomes de profissionais apaixonados como César De Mendes (Brasil), ativista ambiental e investigador de cacau da Amazónia, Helen López (Espanha), diretora da ChocoMad, e Julia Zotter (Áustria), da Zotter Schokolade.

Ainda no contexto internacional, o Chocolat Festival Portugal vai dar a (re)conhecer e a provar algumas das principais marcas de chocolate e de produtos ligados ao cacau e ao chocolate. Entre elas: Arcádia (Portugal), Casa Grande – Portugal, Douro’s Flavours (Portugal), Feitoria do Cacau (Portugal), Maria Chocolate (Portugal), Taylor’s (Portugal), Vinte Vinte (Portugal), Kankel (Espanha), Dolfin (Bélgica), Tasse (Bélgica), Callebaut (Bélgica), De Mendes (Brasil), Mestiço Chocolates (Brasil), Chocoleyenda (Equador), FBM (Itália), Packint (Itália) e Lareka (Países Baixos). Também outras entidades, como o The Cacau Club, não vão faltar ao certame.

No recinto do festival, os visitantes vão ainda poder assistir a espetáculos no Palco Cacau e a palestras no Fórum do Cacau. Na Cozinha Kids, os mais pequenos vão pôr as mãos na massa (de chocolate). Haverá ainda a decorrer uma série de Workchocs by Academia Vinte Vinte. O programa está permanentemente a ser atualizado em https://wow.pt/pt/chocolat-festival/.

O Chocolat Festival Portugal abre as suas portas no dia 20, quinta-feira, das 18h às 22h. Nos restantes dias, sexta, sábado e domingo, o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau acontece das 14h às 22h. A entrada é gratuita, com alguma programação paralela paga. O festival vai acontecer no WOW, distribuindo-se pelas áreas comuns do quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia.

A organização está a cargo do WOW e da MVU Empreendimentos.