Apesar de ter sido um ano de extremos, o resultado foram uvas de elevada qualidade e concentração que originaram um vinho excecional: o Borges Vintage Porto 2020

O ano vitícola 2019-2020 foi marcado pelo clima extremo e vindima precoce, mas as maturações repentinas e as uvas de elevada qualidade e concentração, resultaram num néctar de excelência, declarado pela Sociedade dos Vinhos Borges, como um Vintage Clássico.

O Borges Vintage Porto 2020 tem origem na mais rigorosa seleção de uvas da Quinta da Soalheira, no Douro, que acumula um património singular desde 1904, quando foi adquirida pelos irmãos Borges.

Vinificado em lagar, com recurso à tradicional pisa a pé, de forma a promover uma maceração e extração intensa, apresenta um aroma exuberante, jovem, fresco e muito complexo. Marcado inicialmente pela presença de notas resinosas, quase vegetais, com nuances de eucalipto, esteva e mentol, sobressaem também aromas a ameixa preta, amora, groselha e regaliz, intercalados por nuances florais bem presentes, característica da casta Touriga-Nacional.

Na boca o Borges Vintage 2020 destaca-se pelo seu carácter encorpado, extraordinariamente gorduroso e com excelente volume, revelando taninos bem marcados, firmes, suaves e envolventes num conjunto macio e aveludado. Apresenta um grande equilíbrio entre a doçura e a acidez, em que o seu sabor transmite na perfeição as sensações aromáticas e frescura, realçadas pelas notas a amora e mentol, que se prolongam num final de grande persistência.

As alterações climáticas, o aquecimento global e a pandemia estiveram na base das adversidades que marcaram a vindima de 2020, exigindo um olhar atento e minucioso de toda a equipa de viticultura e enologia da Borges. Os métodos de trabalho tiveram de ser readaptados, de modo a assegurar não só a proteção de toda a equipa, como também a realização de todas as operações na vinha oportunamente.

“O Borges Vintage Porto 2020 é um vinho único e distinto, criado num ano histórico para a humanidade e inesquecível por todas as razões. É o fruto de um ano de grande desafio, determinação, superação e retribuição. É uma criação resultante da paixão pela vinha, dedicação, entrega e crença no terroir! Acreditamos que será um néctar memorável, carregado de história e estórias, para momentos únicos e inspiradores entre amigos, família ou simplesmente a sós!”, afirma Ana Montenegro, Diretora de Marketing da Sociedade dos Vinhos Borges.

O Borges Vintage Porto 2020 é ideal para harmonizar queijos gordos, sobremesas de chocolate e frutos vermelhos e pratos complexos.

Disponível para venda em garrafeiras e lojas especializadas, assim como na JMV Loja Online.