A carta de verão do restaurante Astória, localizado no vibrante centro da cidade da cidade do Porto, inclui propostas repletas de sabor, cor e textura, numa verdadeira viagem que nos leva pelos aromas da cozinha portuguesa, galega e asiática – seja para apreciar no interior do restaurante ou no terraço ao ar livre em plena Praça das Cardosas

Ao percorrer o novo menu, as novidades surgem logo nas entradas, com destaque para as sopas frias: Gaspacho de bisque, lavagante, tomate, pepino e croutons e Ajo Blanco, conhecida sopa de verão em Espanha, por vezes também designada por “gaspacho branco”, elaborada à base de pão, amêndoas, alho azeite e vinagre, à qual se juntam ingredientes como croutons, maçã e uva.

A pensar nos momentos prolongados à mesa, segue-se uma seleção de pratos idealizados para partilhar e que certamente estarão no centro da conversa, já que revelam uma forte inspiração árabe e asiática. É o caso da Muhammara, um colorido molho picante feito de nozes, pimentões, vermelhos, melaço de romã e pão ralado, que tradicionalmente pode ser encontrado no Médio Oriente. Salta ainda à vista o Pak Choi, hortaliça com origens na Ásia, mas já presente nas cozinhas do mundo. A interpretação do Astória deste prato assume-se leve com uma confeção a vapor e uma finalização com azeite de alho.

Para quem procurar algo mais familiar e próximo das raízes portuguesas, inclui-se uma apetecível Salada de tomate de coração de boi, que se faz acompanhar por ceboleto grelhado. Sugere-se o mínimo de duas pessoas para desfrutar das propostas em pleno, mas os pratos facilmente se adaptam a grupos maiores – em número de elementos e na vontade de experienciar todas as sugestões.

Entre as propostas de sabores mediterrâneos e transatlânticos, destacam-se os pratos principais que se dividem entre opções de carne – como Frango de churrasco, arroz de miúdos e batata frita e Migas de feijão frade e ovo – e de peixe, em que se privilegia a frescura do Peixe da costa, que pode variar todos os dias, de acordo com as regras da natureza.

Mas a verdadeira surpresa está reservada para os amantes da carne. O percurso de três horas (a partir do Porto) que se poderia fazer até León (Espanha) para conhecer “as melhores carnes do mundo” agora apenas exige uma rápida passagem pelo restaurante Astória. Estão disponíveis na carta do restaurante alguns cortes que variam entre os 250 gramas e um quilo – fala-se do Brisket (carne bovina), Lombo premium, Chuleta, Ossobuco, Pá e Onglet e que podem ser acompanhados por batata frita, chucrute, vegetais grelhados ou cebola frita.

O álbum de verão não fica completo sem dedicar algum tempo às sobremesas que se querem leves e frescas. O destaque vai para a Piñacolada, servida com pérolas de tapioca, abacaxi grelhado, sorvete de passas e rum; Citrinos, um bolo húmido de limão com gel de toranja, gomos confitados finalizado com sorvete de lima; e Tarte de Maçã (ideal para duas pessoas), que inclui creme de pasteleiro, puré de maçã e gelado de baunilha.

Devido à intervenção que está a decorrer na Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade, para chegar ao Astória e Pátio das Cardosas deve-se privilegiar o acesso pelo Largo dos Lóios ou pela Praça Almeida Garrett (junto à Estação de São Bento). Recomenda-se reserva antecipada de mesa através do 22 003 5639 ou do https://astoriarestaurante.com/pt-pt/.